Teto INSS 2023: Qual o Valor e quem tem Direito a Receber?

Tadeu Castro

16 de janeiro de 2023

Muitas pessoas perguntam sobre o teto INSS 2023. Por conta disso, separamos detalhes sobre os valores, quem tem direito de receber e quem pode ganhar o teto INSS 2023. Ficou interessado? Veja a seguir mais detalhes.

Teto INSS 2023

Teto INSS 2023 Imagem: BX Blue

O que é teto previdenciário?

O teto previdenciário consiste no valor máximo pago pelo INSS aos segurados. Atualmente, o valor é de R$7.507,49 ano-base 2023.

É importante lembrar que todos os anos há uma atualização do teto do INSS já que leva em consideração o INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor. As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE.

Sendo assim,  após a análise dos dados se analisa o poder de compra do segurado fazendo uma comparação entre o valor do salário mínimo e a inflação dos serviços e produtos.


Quanto é preciso contribuir para receber o teto INSS 2023?

Antes de mais nada, é importante lembrar que existem duas formas de receber o teto do INSS.

A primeira forma está diretamente relacionada com o valor médio de contribuições do segurado. Com isso, é importante frisar que o valor salarial mensal precisa ser equivalente ao teto do ano em questão.

Imagem: Extra

Entretanto, a segunda forma de receber o valor máximo do benefício é se o contribuinte preencher os requisitos da aposentadoria com valor 100% da média o salário de contribuição.

Sendo assim, é importante lembrar que além de ter a taxa salarial compatível com teto o segurado precisa se adequar a modalidade da aposentadoria que disponibiliza 100% da média  das contribuições realizadas nos anos necessários.

O que mudou com a Reforma?

Após a Reforma da Previdência, que aconteceu em 2019, ficou mais difícil o segurado receber o teto do INSS.

Antes da modificação, o cálculo era realizado levando em conta todos os salários de contribuição do segurado excluindo o percentual de 20% dos menores salários.

Consequentemente, o valor da aposentadoria ficava maior e era mais fácil alcançar o teto.

Atualmente, a exclusão dos 20% foi cancelada. Sendo assim, o cálculo funciona com 100% das contribuições realizadas pelo segurado.

Imagem: Portal UOL

De acordo com as informações, para que o segurado consiga receber o teto do INSS precisa ter um salário compatível sendo igual ou superior ao atual teto do INSS.

Antes de tudo, se você for um contribuinte facultativo da previdência, para ter chance de conseguir receber o teto do INSS é necessário pagar o valor extra de 20% durante o tempo de contribuição. 


Como aumentar o valor da aposentadoria independente do teto?

Mediante as novas regras estabelecidas para os benefícios do INSS, a disponibilização do teto da previdência com aposentadoria se torna pouco provável. Porém os aposentados podem recorrer a chamada revisão da aposentadoria.

Neste quesito, dois fatores são levados em consideração são eles: revisão de fato e revisão de direito.

A revisão de direito é chamada de revisão da vida toda ou revisão do buraco negro, sendo necessária a consulta com advogado previdenciário para ter um acompanhamento adequado.

Imagem: Extra

Na revisão de fato é possível pedir junto ao INSS uma reavaliação dos períodos de contribuição.


Tabela teto do INSS

Confira a seguir a tabela com o percentual, valor do salário mínimo e o teto do INSS atual:

Foto: Reprodução/ Ingrácio Advocacia

Por fim, para mais detalhes sobre o teto INSS 2023, continue acompanhando este portal. 

Tadeu Castro
Escrito por

Tadeu Castro

Tadeu Castro é formado em Direito e graduando em Jornalismo. Atua como redator desde 2018 e está sempre pesquisando sobre os direitos dos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, afim de reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis para nossos leitores.