Trabalhadores e aposentados comemoram nova lei assinada por Lula; entenda
Veja agora: trabalhadores e aposentados comemoram nova lei assinada por Lula; entenda!
O governo Lula investiu na regulamentação das taxas e dos juros dos cartões de crédito, e você pode entender como funciona a regulamentação vigente em 2024!
Quais as mudanças esperadas?
O governo federal vem buscando implementar novas regras para as linhas de crédito, com o objetivo de lutar contra o endividamento das parcelas mais carentes da sociedade.
Nesse sentido, a nova regulamentação dos juros impõe um teto para as cobranças no crédito rotativo, evitando a subida para valores abusivos, conforme é praticado em cartões de crédito no país.
Outra mudança importante será no limite para a cobrança de encargos nas parcelas, o que pode facilitar para quem pretende sanar as dívidas com o parcelamento da fatura do cartão de crédito.
Quais outras regulamentações esperadas?
As mudanças da legislação também buscam auxiliar o público no pagamento de dívidas, com a posibilidade da portabilidade de dívidas.
O serviço de portabilidade vai permitir que o cidadão transfira dívidas entre banco, buscando melhores condições de pagamento para quitar os débitos.
De acordo com a legislação, a instituição terá o direito de fazer uma contraproposta, mas a escolha de onde pagar a dívida ficará a cargo do consumidor, buscando as melhores alternativas de crédito.
Como pagar contas em 2024?
Os brasileiros também contam atualmente com o Desenrola Brasil, programa criado para promover o pagamento de dívidas.
O calendário da iniciativa não dura o ano todo, trazendo épocas de renegociação, por isso, é importante ficar de olho nas notícias.
Ao longo do ano, os cidadãos podem realizar os pagamentos pelo Serasa Limpa Nome, serviço para a regularização de débitos e com descontos de até 90% no valor final da dívida.
Outra maneira de renegociar a dívida é diretamente com a instituição financeira.
A Caixa Econômica, por exemplo, deve realizar a promoção de Black Friday em novembro de 2024 com um verdadeiro saldão nos débitos e em outros serviços.
Dessa maneira, há diferentes possibilidades para que o público brasileiro renegocie dívidas e faça pagamentos de maneira assertiva.
O que esperar paraos próximos anos?
O tema da inadimplência deve manter-se em alta no país, principalmente por conta dos prejuízos para a economia local.
Por isso, as iniciativas começam justamente com o governo federal, com a assinatura de medidas e de legislações para proteger o trabalhador em relação aos juros.
Além disso, o governo deve investir em novos programas de quitação de dívidas e de facilitação de crédito.
Qual a importância de manter-se adimplente?
A inadimplência é muito ruim para o dia a dia, principalmente porque é crédito é muito importante na vida.
Além disso, com o passar dos anos, a tendência é de que a dívida aumente, o que pode ser bastante prejudicial para as contas.
Portanto, manter-se adimplente é fundamental para a vida financeira, sobretudo para alçar serviços importantes como um financiamento do programa Minha Casa Minha Vida.
Por isso, quem está em dívida, precisa buscar alternativas para resolver as pendências e ficar com o nome limpo na praça.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.