Transporte público gratuito: Idosos já podem emitir cartão de ônibus!

Já foi liberado o transporte público gratuito para idosos que já podem emitir o cartão de ônibus por diferentes canais!

Transporte público gratuito: Idosos já podem emitir cartão de ônibus!
Foto: Criação Brasil Trabalhador

Atualmente, já está disponível o novo Cartão para Idoso para a gratuidade em transportes públicos para idosos, um documento muito importante para o exercício da cidadania; veja mais detalhes!

O que é o Cartão de Ônibus para idoso?

A nova Carteira de Idosos é um documento que substitui outras comprovações para a gratuidade em transporte público. De abrangência nacional, a Carteira da Pessoa Idosa pode ser usada em todo o Brasil.

Por sua vez, a Carteira do Idoso só é emitida para maiores de 60 anos de idade inscritos no CadÚnico e com renda máxima de até 2 salários mínimos. 

Os idosos que puderem comprovar a renda diretamente, principalmente por meio do contracheque, não precisam tirar a Carteira do Idoso. 

Para que usar a Carteira do Idoso?

A nova Carteira do Idoso permite até 2 passagens gratuitas por veículo em viagens interestaduais. 

Dessa maneira, o idoso pode utilizar a carteira para viajar de um estado para o outro, e inclusive dentro do próprio estado sem precisar pagar a passagem.

Transporte público gratuito: Idosos já podem emitir cartão de ônibus!
Foto: Divulgação

Por sua vez o cartão também pode oferecer atendimento prioritário em filas e em serviços públicos e descontos em farmácias, teatros e eventos esportivos.

Como solicitar a Carteira do Idoso?

Há diferentes maneiras de fazer a solicitação e a emissão do benefícios para os idosos. Em primeiro lugar, o idoso pode direcionar à uma unidade do CRAS com documentos como RG, CPF, Comprovante de Residência e uma carteira antiga, caso queira. 

Pela internet, o cidadão pode acessar o site da carteira de idoso e fazer o login com o portal gov.br. Seguindo os passos dentro da plataforma, você pode fazer a emissão e a impressão por conta própria da Carteira de Idoso.

O documento pode ser apresentado de maneira digital ou impressa nos lugares, tanto para comprar passagens quanto para ter acesso aos descontos nas compras pelo país.

Vale relembrar que a carteira é de posse intransferível, ou seja, apenas o titular da carteira pode utilizá-la em qualquer situação dentro do Brasil.

A Carteira de Idoso pode ser usada no transporte municipal?

A Carteira do Idoso é um documento de abrangência nacional para a compra das passagens interestaduais, por exemplo.

Portanto, é comum que as prefeituras peçam que o morador idoso faça a própria carteira de idoso para o transporte público dentro da cidade.

Nesse sentido, além de contar com a Carteira do Idoso, você precisará fazer a emissão do Bilhete Único para receber a gratuidade em õnibus, metrôs e qualquer outro tipo de transporte público na cidade.

No geral, o cidadão precisa dirigir-se à uma unidade da prefeitura ou até mesmo nos próprios pontos de atendimento do transporte público.

Os documentos exigidos são identidade, comprovante de residência e é possível levar a Carteira de Idoso. Geralmente, o tempo para a emissão do Bilhete Único é muito rápido.

Os benefícios para idosos procuram facilitar o acesso ao transporte público e até privado entre cidades, facilitando o acesso à cidade e a movimentação dos cidadãos dentro do país.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.