Consulta ao último lote de restituição do IR 2024 está aberta: Veja se você está na lista
Se você estava na espera, acabou de chegar a sua vez. As consultas do último lote do IR já estão disponíveis no site da Receita Federal (RF).
Segundo a instituição, mais de 511 mil contribuintes sortudos serão contemplados neste lote, resultando num total de R$1,03 bilhão a ser injetado na economia! E a data para sacar? 30 de setembro, próxima segunda-feira!
Isso mesmo, quem fez a declaração e estava aguardando ansiosamente por essa notícia, pode finalmente correr para o site da Receita e verificar se o dinheiro já vai cair na conta!
Lista de prioridade
Mas antes mesmo de pensar em sacar a restituição, o contribuinte precisa entender como funcionam os pagamentos.
Dito isso, se você já recebeu em anos anteriores, não terá surpresa alguma. Como sempre, a RF libera os pagamentos em lotes, conforme a prioridade dos grupos. Sendo eles:
- Idosos acima de 80 anos: 11.188 felizardos
- Contribuintes entre 60 e 79 anos: 75.686 pessoas
- Pessoas com deficiência física ou mental, ou moléstia grave: 6.731 contribuintes
- Profissionais do magistério: 23.180 professores
- Moradores do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes: 86.570 gaúchos
- Quem usou a Declaração Pré-Preenchida ou optou pelo Pix: 201.381 contribuintes
Por fim, o número de contribuintes não prioritários, que também serão contemplados neste lote, chega a 106.289!
Como consultar o último lote do IR?
E se você se animou com a chegada do último lote do IR e já quer fazer a sua consulta, nada mais fácil do que usar a internet a seu favor!
Você pode conferir se está no lote diretamente no site da Receita Federal, acessando o link www.restituicao.receita.fazenda.gov.br. Basta informar seu CPF, data de nascimento e o ano do exercício (2024)!
Se preferir, outra opção é acessar a plataforma Meu Imposto de Renda, disponível no portal Gov.br. Além de consultar a restituição, você pode checar também a situação cadastral do seu CPF!
Caso você tenha direito, o dinheiro da restituição deve cair na conta que o contribuinte informou quando fez sua declaração (ou na chave Pix), no dia 30 de setembro.
Em 2024, a restituição aconteceu em 5 lotes, seguindo este calendário:
Lote | Data de pagamento |
1° | 31 de maio |
2° | 28 de junho |
3° | 31 de julho |
4° | 30 de agosto |
5° | 30 de setembro (consulta disponível desde 23) |
Caiu na malha fina?
Se você se dedicou a preencher a declaração direitinho e mesmo assim não teve a felicidade de estar em nenhum dos lotes, pode ser que tenha caído na tal da “malha fina”.
Esse é um dos mecanismos de fiscalização da Receita Federal para analisar as declarações de Imposto de Renda, indicando possíveis casos de inconsistências ou omissões de informações.
Para checar a situação da sua declaração e identificar possíveis pendências, basta acessar o portal e-CAC. Lá você encontra o extrato do Imposto de Renda, assim como detalhes sobre o processamento da sua declaração.
Como regularizar a situação?
Caso tenha indicado algum erro, é possível fazer a retificação diretamente no portal e-CAC. O contribuinte só precisa corrigir as informações erradas e enviar novamente, incluindo os documentos necessários.
Depois, é só torcer para ser contemplado no próximo lote residual e ficar de olho nas datas da Receita Federal para evitar dores de cabeça!
Jaizon é redator de blogs desde 2019, já escreveu sobre vários temas, mas tecnologia é o seu assunto preferido. Também é ghostwriter, já deu aulas de línguas e faz traduções às vezes. Fã de games, séries e filmes, está sempre em busca de aprender mais, especialmente sobre as áreas que lhe interessam. Seu sistema operacional favorito? Qualquer coisa que rode Linux!