Usuários de cartão com aproximação recebem ALERTA URGENTE! Veja o que mudou
Usuários de cartão com aproximação recebem ALERTA URGENTE! Veja o que mudou!
A tecnologia de pagamento por aproximação ganhou muita popularidade no Brasil, com quase todo mundo usando o recurso.
No entanto, tem um avisao muito importante para todos que usam a função. Veja agora mesmo!
Mais um golpe no Brasil
Ao longo dos últimos anos, os brasileiros vêm sofrendo com uma série de golpes no ambiente digital, principalmente para o Pix.
Nesse sentido, os criminosos estão sempre investindo em novos métodos para tirar dinheiro e informações especiais das pessoas.
E o mais novo golpe é nos cartões de crédito, voltado justamente para aproveitar as fragilidades do pagamento por aproximação.
Como funciona o golpe?
O golpe é destinado para lojistas e empresários que usam as máquinas de cartões de crédito no dia a dia das operações.
Os criminosos se passam por funcionários de empresas de pagamentos e telefonam diretamente para o lojista informando que há problemas na manutenção do equipamento.
Durante a conversa, os golpistas solicitam que a vítima baixe um arquivo direto no sistema de cobrança.
Na verdade, o arquivo não ajuda em nada, e trata-se de um vírus que permite acesso remoto à máquina de cartão do lojista.
E o que os golpistas podem fazer?
De acordo com os especialistas, o golpe permite que os criminosos bloqueiem a função de pagamento por aproximação da máquina.
Isso irá induzir o cliente a inserir o cartão físico, o que facilita o roubo de dados do cliente.
O problema é que como o golpe é realizado na máquina do lojista, fica a impressão de que a empresa que realizou o golpe no cliente.
No entanto, os lojistas também são vítimas da situação, gerando uma série de dores de cabeça para todas as partes.
Como se proteger desse golpe?
Em primeiro lugar, o lojista que receber a ligação do suposto funcionário da empresa, deve buscar outras informações após desligar o telefone.
Para isso, entre em contato com o suporte e o atendimento para verificar se realmente existe alguma manutenção programada para a maquininha de cartão.
Já para o comprador, quando a máquina apresentar algum tipo de problema para o pagamento por aproximação, opte por outro formato de pagamento.
Assim, ao invés de colocar o cartão na maquininha e inserir sua senha, peça para pagar no dinheiro ou no Pix.
Outras dicas de segurança
Muita gente prefere evitar o pagamento com cartões físicos, sobretudo quando o app ou serviço online permite o pagamento pela carteira digital, o que é consideravelmente mais seguro.
Por mais que em boa parte dos casos o problema na maquininha para o pagamento por aproximação seja legítimo, em outros pode gerar desconfiança, principalmente se o pagamento por chip e senha estiver funcionando normalmente.
Nesses casos, solicite uma outra maneira para fazer o pagamento, como o Pix e o dinheiro.
De toda maneira, os próprios lojistas precisam sempre manter a manutenção em dia, principalmente para evitar que esse tipo de ligação inesperada pareça legítima.
Além disso, procure sempre não tomar decisões precipitadas antes de ter toda a certeza de que o processo é seguro.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.