Valores do PIS para 2024: confira quanto você pode receber

Veio para consultar os valores do PIS para 2024? Então, antes de terminar esse artigo, você encontra todos os detalhes que os profissionais precisam consultar!

Desse modo, você pode usar este valor sem ter dúvidas de quanto vai receber no ano, podendo se programar melhor com antecedência.

Uma imagem de dinheiro ao fundo com o símbolo do programa representado os Valores do PIS para 2024
Imagem: Reprodução ─ Edição/Brasileiro Trabalhador

O Programa de Integração Social (PIS) é um benefício esperado por milhões de trabalhadores brasileiros.

Embora seja pago todos os anos, ainda restam algumas dúvidas em 2024 em torno de regras e formas de saque, e vamos esclarecer tudo a seguir.


Quanto vou receber do PIS em 2024?

O valor do PIS em 2024 varia conforme os meses trabalhados no ano-base, que para 2024, é 2022. Mas é simples de calcular, já que cada mês trabalhado equivale a 1/12 do salário mínimo vigente.

Para quem trabalha o ano todo, recebe o valor completo do benefício, referente a um salário mínimo, que em 2024 é de R$ 1.412.

Por exemplo, quem trabalhou apenas seis meses nesse período, recebe metade desse valor, ou seja, R$ 706.

É importante lembrar que, para receber o PIS, é necessário atender a critérios, e falaremos melhor sobre isso a seguir.

 

Como vai ser o PIS de 2024?

O PIS 2024 vai seguir as regras habituais, mas é sempre bom destacar algumas das facilidades disponíveis no acesso ao benefício.

O governo continua a priorizar o pagamento via contas digitais, como o aplicativo CAIXA Tem, além de manter o calendário com base no mês de nascimento do trabalhador.

Outra novidade é a ampliação do uso de ferramentas digitais para consulta e saque.

Além disso, esta é uma ferramenta pela qual você consegue verificar informações sobre o benefício de uma fonte oficial.


Como saber se tenho direito ao PIS 2024 pelo CPF?

Saber se você tem direito ao PIS 2024 é simples, já que é possível usar o aplicativo da CAIXA, além do telefone 0800-726-0207.

Em qualquer canal, entretanto, basta informar seu CPF e data de nascimento para verificar sua elegibilidade e o valor do benefício.

Outra alternativa é acessar o portal gov.br. No menu de benefícios, você encontra a aba do PIS, onde é possível conferir informações detalhadas sobre o pagamento.

Onde cai o PIS?

O benefício do PIS cai automaticamente em contas da CAIXA.

Quem já possui conta-poupança ou conta-corrente no banco terá o valor creditado diretamente.

Para os que não possuem conta, o dinheiro pode ser acessado pelo CAIXA Tem, que permite movimentações e transferências.

Caso o beneficiário não tenha conta nem utilize o aplicativo, ainda é possível sacar o valor nas agências da CAIXA, correspondentes CAIXA Aqui ou lotéricas.

Aliás, falamos um pouco melhor sobre as opções para movimentar o valor do PIS.


Como sacar o dinheiro do PIS?

O saque do PIS pode ser realizado de várias formas:

  1. Pelo CAIXA Tem: use o aplicativo para transferir o benefício para outra conta bancária ou realizar pagamentos;
  2. Com Cartão Cidadão: vá até uma casa lotérica, caixa eletrônico ou correspondente CAIXA Aqui e use o cartão com a senha cadastrada;
  3. Diretamente na agência: caso não tenha o Cartão Cidadão, é possível sacar apresentando documento oficial com foto e o número do NIS.

De todo modo, é fundamental acompanhar ao calendário de pagamentos para saber a data exata de liberação conforme o mês do seu nascimento.

E para ver mais informações sobre o PIS e outros benefícios dos cidadãos, te convidamos para acompanhar as atualizações diárias do Brasileiro Trabalhador.

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.