VEJA AGORA 5 dicas para evitar cair em golpes do Pix!

Dica importante: veja agora 5 dicas para evitar cair em golpes do Pix em 2024!

VEJA AGORA 5 dicas para evitar cair em golpes do Pix!
Foto: Edição BT

O Pix é muito relevante na vida dos brasileiros, tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas, fazendo parte do dia a dia de milhões de pessoas.

Junto disso, também aumentou consideravelmente o número de golpes, então você pode ver algumas dicas importantes para prevenir-se; confira!

1. Não tome decisões precipitadas

A primeira dica para não cair em golpes do Pix é manter a calma perante qualquer situação, mesmo as mais delicadas.

Isso porque os criminosos sabem como as pessoas agem em situações difíceis na vida, e aproveitam dessas fragilidades para aplicarem seus golpes.

Portanto, investem em mensagens altamente alarmistas e preocupantes, visando mesmo que você responda de maneira precipitada e sem pensar muito.

Logo, sempre que receber alguma mensagem em qualquer canal, não tome nenhuma decisão precipitada. Acalme-se e pense em todas as possibilidades relacionadas ao problema antes de agir.

2. Busque outras fontes de informação

Os golpes do Pix trabalham com notícias alarmistas, informações falsas e promessas muito miraculosas.

Portanto, quando receber algo desse formato, procure outras fontes para ver a mesma notícia. Nesse sentido, antes de fazer uma transferência ou algo do tipo, busque outras informações.

Quando trata-se de benefícios sociais do governo, por exemplo, pesquise os canais oficiais para checar se a informação é verdadeira.

3. Mantenha o dispositivo atualizado

No geral, mensagens para capturar dinheiro por conta de convencimento, não são feitas apenas por tecnologia, mas sim pela chamada engenharia social de conversar com a pessoa e retirar informações.

Porém, há golpes que aproveitam as fragilidades técnicas, como o envio de links maliciosos e de aplicativos falsos para roubar seus dados.

Para ajudar a se prevenir, procure manter o celular atualizado com a última versão do sistema operacional.

Geralmente, o próprio celular oferece o download da atualização mais recente, e mesmo que seja chato e gaste um tempo sem usar o celular, atualize.

Isso porque as atualizações visam resolver bugs e problemas que facilitam a entrada dos criminosos.

4. Use o sistema de devolução do Pix

O golpe do Pix errado acontece por conta de um problema técnico e de uma brecha do sistema do Banco Central, mas é possível se defender.

Quando receber um Pix errado, não faça uma transferência para outro número, mas sim aproveite o próprio mecanismo do Banco Central.

Nesse sentido, as plataformas do Banco Central disponibilizam uma opção para reembolsar e devolver o dinheiro, destinando o dinheiro para a mesma conta.

Com isso, você mostra para o Banco Central que realmente realizou uma devolução, já que o dinheiro vai para a mesma conta de origem.

Dessa maneira, não há identificação de provável golpe, e aí o BC não irá retirar o dinheiro novamente da sua conta, protegendo-se do golpe.

5. Mantenha-se informado

Uma boa maneira de prevenir-se de golpes é manter-se atualizado com as últimas notícias.

Isso porque tratam-se de atualizações importantes para ficar de olho nas práticas que acontecem por aí, bem como as maneiras de prevenir-se no dia a dia.

 

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.