17 mil vagas de emprego em SP! Veja como se candidatar e garantir sua oportunidade
Você sabia que há 17 mil vagas de emprego em SP? E veja também como se candidatar e garantir a oportunidade!
A Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado de SP tem disponibilizado milhares de vagas em diferentes setores, e você pode saber mais detalhes e como dar a entrada!
Como buscar empregos em SP?
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo existe para, como diz o próprio nome, investir para o crescimento da economia do estado.
Para isso, conta com Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) espalhadas pelo estado paulista, com o objetivo de auxiliar o público na busca por empregos.
Na verdade, as empresas e instituições entram em contato com o órgão para disponibilizar vagas. Por sua vez, a entidade recebe o público para encaminhar os processos seletivos.
Ao todo, são mais de 230 unidades, inclusive dentro de unidades do Poupatempo espalhadas pelo estado. O site oficial oferece uma lista completa das localizações.
Quais as vagas disponíveis?
De acordo com a Secretaria, ao todo são cerca de 17 mil vagas de emprego, espalhadas por todo o estado de São Paulo.
Nesse sentido, há vagas em setores como Vendas e Serviços, Linha de Produção e Administração. Outras áreas importantes são Saúde, Alimentação e Bem-Estar.
E são cargos em diferentes níveis de formação, tanto técnico quanto acadêmico, em cargos como assistente, auxiliar e até diretor.
Dessa maneira, os salários variam bastante, principalmente em razão justamente da área, do setor e do nível de formação exigidos para a vaga.
Como candidatar-se para a vaga?
Para fazer o cadastro, você precisa dirigir-se à uma unidade de PAT, em qualquer uma mais perto da sua residência.
Por sua vez, será preciso levar documentos importantes como RG e CPF, além da Carteira de Trabalho, que também pode ser a nova versão digital do documento.
Também é possível já agendar um atendimento pela internet, já marcando o horário correto para ir diretamente à unidade do PAT.
Vale ressaltar que as PATs também realizam outros serviços além dos empregos, como orientações profissionais no geral e habilitação ao Seguro-Desemprego, um dos bons benefícios do INSS.
Como se preparar para buscar emprego?
Por mais que tenha havido uma queda recente do nível de desemprego no país, ainda é preciso preparar-se bem para o processo.
Em primeiro lugar, monte o seu currículo de maneira clara, colocando no papel ou na versão digital todas as suas formações e experiências de maneira concisa.
Uma boa alternativa é moldar o seu currículo de acordo com cada tipo de vaga, sobretudo se for para áreas profissionais bem diferentes.
É muito importante sempre buscar por melhorias, aprendendo diferentes temas em cursos, inclusive de línguas, visto que o inglês e o espanhol podem ser fundamentais para conseguir um emprego.
De toda maneira, procure apresentar-se de maneira boa já na entrevista de emprego, visto que será um momento muito importante para dar sua primeira impressão ao empregador.
Com essas dicas, é possível aumentar suas chances de conseguir um emprego importante para a sua vida.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.