Dinheiro na conta! Trabalhadores brasileiros já podem acessar novo crédito; veja como receber
A partir de hoje, trabalhadores brasileiros já podem acessar novo crédito com mais facilidade. O Crédito do Trabalhador é a nova modalidade de empréstimo consignado que se destina a profissionais com carteira assinada

Desse modo, os trabalhadores podem usar parte do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como garantia para obter condições de crédito mais vantajosas.
A seguir vamos entender melhor como funcionar a nova opção de financiamento, desde sua liberação até os valores disponíveis!
Quando vai ser liberado o empréstimo na carteira de trabalho?
O Crédito do Trabalhador entrou em vigor no dia 21 de março de 2025 e, desde então, os trabalhadores podem fazer a solicitação. Aliás, ela está disponível pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).
Atualmente, você pode fazer a contratação também por meio dos bancos parceiros por meio de suas próprias plataformas digitais.
Com isso, o trabalhador tem ainda mais opções para encontrar as melhores condições de crédito.
Como funciona o novo empréstimo consignado para CLT?
Essa modalidade de crédito segue o modelo do empréstimo consignado, onde o pagamento das parcelas ocorre diretamente na folha salarial do trabalhador. A medida é vital para reduzir o risco de inadimplência e, junto com isso, as taxas de juros.
A grande diferença do Crédito do Trabalhador é que ele utiliza até 10% do saldo do FGTS como garantia. Além disso, em caso de demissão, também é possível usar 100% da multa rescisória para quitar a dívida.
Para solicitar, o trabalhador deve acessar a opção “Crédito do Trabalhador” dentro do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Em seguida, é necessário autorizar o compartilhamento de informações financeiras e aguardar até 24 horas para receber propostas de instituições financeiras.
Então, basta escolher a melhor oferta de acordo com a taxa de juros e as demais condições.
Quem vai ter direito ao empréstimo CLT?
O programa, basicamente se destina a trabalhadores com carteira assinada que fazem parte do regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Isso inclui:
- Funcionários do setor privado
- Trabalhadores rurais
- Empregados domésticos
- Assalariados de Microempreendedores Individuais (MEIs)
O principal critério para obtenção do crédito é ter saldo disponível no FGTS e margem consignável no salário. O limite das parcelas é de 35% do rendimento mensal do trabalhador.
Onde simular empréstimo CLT?
A simulação do Crédito do Trabalhador deve ser feita pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (Android | iOS). Dessa forma, basta seguir alguns passos:
- Acessar o aplicativo e entrar na aba “Crédito do Trabalhador”;
- Autorizar o compartilhamento de dados, incluindo CPF, salário e tempo de empresa;
- Aguardar 24 horas para receber as ofertas de bancos parceiros;
- Comparar as condições e escolher a mais vantajosa.
Não se esqueça que a partir de hoje, 25 de abril, os trabalhadores brasileiros já podem acessar novo crédito por meio dos serviços de bancos participantes.
Chegamos ao fim do nosso artigo, mas vimos que o Crédito do Trabalhador vem como uma alternativa interessante para trabalhadores CLT que precisam de empréstimos com taxas reduzidas.
Com a garantia do FGTS, a modalidade oferece segurança tanto para o trabalhador quanto para as instituições financeiras, permitindo condições de crédito mais acessíveis.
Atenção porque para contratar o crédito, é essencial analisar bem as condições oferecidas e garantir que a parcela caiba no orçamento mensal. A recomendação é sempre comparar as opções e verificar o Custo Efetivo Total (CET) antes de tomar qualquer decisão.




Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.