Cadprev Consulta 2023: Como Acessar, Consulta Pública
Muitas pessoas querem saber sobre o Cadprev consulta 2023. Por conta disso, separamos detalhes sobre como acessar, ter informações e saber como realizar a Cadprev consulta 2023. Veja a seguir mais informações.
O que é Cadprev?
Cadprev é o sistema de informações dos regimes públicos de Previdência Social. Sendo assim, é possível obter informações como dados ou demonstrativos que são obrigatórios e relacionadas a secretaria de previdência social do Governo Federal .
Apesar de existir muitas dúvidas envolvendo a plataforma, sabe-se que esse sistema nada mais é do que uma forma de auxiliar os estados e municípios que possuem regimes próprios de Previdência Social sendo que eles devem enviar obrigatoriamente as informações para o CAD Prev.
✓ Leia mais:
Os dados que precisam ser enviados são:
- Demonstrativo das aplicações e investimentos dos recursos;
- Demonstrativo de informações previdenciárias e Repasses- Dipr;
- Demonstrativo da política de investimentos;
- Demonstrativo de resultados de avaliação atuarial Draa;
- além de Cadastramento ou alteração do regime de previdência e de entes federativos.
Veja mais detalhes e informações sobre o Cadprev consulta 2023
Para que serve o Cadprev?
Além dos dados citados, o sistema tem a função de emitir o certificado de regularidade previdenciária crp além da nota técnica atuarial nta. É importante lembrar que o CADprev ainda tem a função de realizar o controle sobre o parcelamento ou o repasse dos índices federativos.
A Secretaria de Previdência esclarece que para o PREENCHIMENTO e ENVIO dos documentos exigíveis pela Lei 9.717/98, via internet, os acessos individuais serão liberados para:
- Representantes Legais do Ente (Governador, vice-governador, prefeito, viceprefeito, secretários, etc.);
- Representantes Legais da Unidade Gestora (Presidente, superintendente, diretores, etc.); C. Responsáveis pelo preenchimento e envio de DEMONSTRATIVOS e COMPROVANTES DE REPASSE. Aos REPRESENTANTES LEGAIS (Itens A e B da lista acima), cabe, por meio de envio de OFÍCIO devidamente assinado por um destes representantes a liberação de acesso a seus servidores, contratados, consultorias e atuários que julgarem competentes para o preenchimento e envio de informações relativas ao Regime de Previdência dos Servidores – RPPS.
Fonte: Manual Cadprev
Como se cadastrar no Cadprev?
Para realizar o primeiro acesso no sistema é fundamental que haja um cadastro prévio. Para isso, basta segui o passo a passo abaixo:
- Acesse a Secretaria da Previdência clicando aqui;
- Vá para mais informações;
- Clique para inclusão ou atualização cadastral;
- Preencha os dados pedidos;
- Aceite um termo de responsabilidade e envie.
Contudo, vale lembrr que o formulário do Cadprev consulta 2023 pede uma justificativa para solicitação do acesso ou ual o cargo no ente federativo que justifique o pedido. Logo em seguida, o cadasteo vai estar em análise.
Após a realização dos passos acima, o solicitante deve encaminhar um documento pedindo a liberação do acesso.
O documento precisa ser assinado pelo Representante Legal do Ente ou Representante Legal da Unidade Gestora.
Posteriormente, o ofício deve ser digitalizado e encaminhado para o e-mail: [email protected] . Há ainda a possibilidade de realizar o envio da documentação pelo correio.
Como emitir a Certidão de Regularidade Previdenciária?
Este documento é específico e determina se o estado ou o município esta regular junto ao previsões jurídicas das leis que se referem ao regime previdenciário.
Sendo assim, a região que não estiver de acordo as leis e com o CRP válido fica impossibilitado de receber transferências de recursos da União, além de realizar a solicitação de empréstimos Avais, e subvenção geral de órgãos.
✓ Veja também:
Vale lembrar também que o município fica impossibilitado de ter acesso ao pagamento do regime Geral de Previdência Social- RGPS.
Cadprev consulta pública 2023
Para consultar, todo o processo pode ser feito online. Por isso, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Acesse o portal Cadprev clicando aqui;
- Ir para consultas públicas;
- Desse modo, basta preencher o formulário;
- Clicar para pesquisar.
Por fim, para mais detalhes sobre o assunto continue acompanhando nosso portal.
Tadeu Castro é formado em Direito e graduando em Jornalismo. Atua como redator desde 2018 e está sempre pesquisando sobre os direitos dos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, afim de reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis para nossos leitores.