Taxa das Blusinhas Já Está Valendo! Saiba Quanto Vai Pagar e Como Rastrear a Compra!
Você sabia que a taxa das blusinhas já está valendo? E você pode ver o quanto vai pagar e como rastrear a compra!
A polêmica taxa das blusinhas é o novo imposto do governo federal que vai incidir sobre as compras realizadas em lojas internacionais, e você pode conferir todos os detalhes!
O que é a ‘taxa das blusinhas’?
A taxa das blusinhas é como ficou conhecido o novo imposto do governo federal. Após muita polêmica e indecisões se ia ou não, o governo bateu o martelo e iniciou as cobranças em cima das cidadãos.
Basicamente, trata-se do imposto de 20% em cima de compras internacionais até US$50. Anteriormente, o imposto só era cobrado para compras internacionais a partir dos cinquenta dólares.
Por sua vez, para as compras a partir dos cinquenta dólares, o imposto é bem maior, podendo chegar até aos 60% até os valores de 3 mil dólares.
Como saber o preço final?
Atualmente, você já paga um imposto de 17% para o ICMS, que aparece já no momento de finalizar a compra e fazer o pagamento.
A partir de agora, terá já a cobrança dos 20% do novo imposto. Dessa maneira, se antes você pagava 200 reais já com o ICMS, começará a pagar cerca de R$240 com o novo imposto.
Porém, os especialistas em importação salientam que o valor pode ser ainda maior, isso porque depende de como as próprias empresas absorverão o imposto.
O que dizem as empresas?
O imposto vai incidir sobre toda e qualquer empresa do ramo de varejo com vendas internacionais. Por isso, as marcas ainda estão realizando seus processos para se adequar às novas normas.
Nesse sentido, as principais marcas já começaram a dar seu parecer. De acordo com a Shein, a empresa se comprometerá a deixar claros e explicados todos os custos do produto final.
Nós simulamos uma compra na Shein como o novo imposto, veja como a empresa já mostra o cálculo:
Tudo indica, então, que as empresas já colocarão o valor completo no momento de pagar, sem outras taxas surpresa depois do pagamento.
Por sua vez, outras empresas como a Shopee e a Amazon, que também vendem produtos internacionais, já prometeram também se adequar.
E como economizar nas compras?
De acordo com as próprias empresas, elas também disponibilizam vendas nacionais em seus serviços.
Isso quer dizer que, ao comprar da Shein, você não está necessariamente comprando de um lojista internacional, visto que brasileiros também podem realizar vendas e oferecer benefícios.
Portanto, ao comprar de um lojista nacional, você não pagará o imposto, visto que trata-se de um envio nacional.
Em termos do rastreamento, as empresas vão seguir normalmente o que já fazem, permitindo que o cliente receba um código após o envio.
De todo modo, não há outra maneira para conseguir desconto ou queda no valor final, visto que o imposto irá obrigatoriamente incidir sobre todas as compras.
Para os pedidos acima dos 50 dólares, as taxas são proporcionais aos valores, e podem subir bastante.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.