PIS/PASEP 2024: Saiba como garantir o benefício mesmo trabalhando em múltiplos empregos!

Veja agora o PIS/PASEP 2024 e saiba como garantir o benefício mesmo trabalhando em múltiplos empregos!

PIS/PASEP 2024: Saiba como garantir o benefício mesmo trabalhando em múltiplos empregos!
Foto: Edição BT

O PIS/PASEP é um recurso importante para complementar a regra, e você pode saber como receber o dinheiro mesmo não trabalhando em um emprego único; confira!

O que é o PIS/PASEP?

O PIS/PASEP é um benefício de complemento de renda dos brasileiros, fazendo parte dos lucros de fundos de investimentos do governo federal.

Em primeiro lugar, o PIS é direcionado para funcionários da rede privada, tratando-se de trabalhadores dos principais setores do Brasil.

Por sua vez, o PASEP é integrado aos servidores públicos do país, trazendo os mesmos benefícios. 

O PIS/PASEP, então, é um fundo destinado aos trabalhadores, e este fundo distribui os lucros por meio do pagamento do abono salarial.

O que é o abono salarial do PIS/PASEP?

O abono salarial é o pagamento de um salário mínimo para os integrantes do PIS/PASEP que enquadram-se às regras e condições para o benefício.

Normalmente, é pago todos os anos e com base nos salários de outro ano, geralmente bem antes para fazer o cálculo correto.

Quem tem direito ao abono salarial do PIS/PASEP em 2024?

O PIS/PASEP de 2024 é calculado com o ano-base de 2022, direcionado exatamente para quem trabalho no ano.

Sendo assim, para ter direito ao abono salarial em 2024, é preciso ter trabalhado ao menos por um mês registrado no ano de 2022. Além disso, é preciso cumprir os seguintes requisitos:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP por pelo menos cinco anos;
  • Ter um rendimento mensal de no máximo dois salários mínimos no ano-base para o cálculo.

Pode receber o abono salarial quando se tem mais de um emprego?

De acordo com a legislação do PIS/PASEP, não há distinção quanto ao número de empregos, mas sim em relação aos outros quesitos.

O mais importante é que você tenha ao menos 30 dias registrados e que a média de recebimento seja de até dois salários mínimos, em todos os empregos.

Dessa maneira, o valor será calculado com base em todas as contribuições, independentemente se foi no mesmo ou em diferentes empregos em territórios brasileiros.

Como garantir o acesso ao abono salarial do PIS/PASEP em 2024?

Para ter acesso ao benefício, você precisa ter cumprido ao menos 30 dias de registro em 2022 e não ter rendimentos maiores do que dois salários mínimos.

Portanto, se você ultrapassou esse valor de limite, não conseguirá ter acesso ao abono salarial em 2024.

O valor do benefício é condizente com o tempo trabalhado, e se você cumprir os 12 meses de registro, poderá receber até o valor máximo de um salário mínimo.

Nesse sentido, para receber o benefício, você pode conferir o calendário de pagamento, que é realizado de acordo com a data de nascimento do contribuinte, e não da entrada no trabalho.

Por sua vez, você poderá se dirigir à Caixa Econômica Federal ou receber o dinheiro diretamente nos aplicativos da Caixa com toda a segurança e facilidade.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.