Restituição do Imposto de Renda menor que o esperado? Veja como contestar e recuperar seu dinheiro

Notou a restituição do Imposto de Renda menor que o esperado? Veja como contestar e recuperar seu dinheiro!

Restituição do Imposto de Renda menor que o esperado? Veja como contestar e recuperar seu dinheiro
Foto: Edição BT

Quem aguarda a restituição do Imposto de Renda pode ter notado um valor menor do dinheiro depositado. Porém, se você acredita que tem direito a mais, continue lendo!

O que é a restituição do Imposto de Renda?

A Restituição do Imposto de Renda é a devolução de uma certa parte do que o cidadão pagou no boleto da Declaração do Imposto de Renda.

Isso acontece quando a Receita Federal entende que os valores que o cidadão pagou ao longo do ano já seriam suficientes para os seus rendimentos, oferecendo então uma devolução de parte da quantia diretamente na conta.

Por que a restituição do Imposto de Renda pode ser menor que o esperado?

Por vezes, é comum que o cidadão faça uma projeção sobre a restituição e depois tenha a surpresa com um valor bem menor no depósito.

E isso acontece por diferentes motivos.

O primeiro é errar na declaração, sobretudo com inserção de valores incorretamente, para mais ou para menos, resultado em um cálculo diferentes do esperado.

Por sua vez, mesmo que você não tenha errado, o valor pode ser reduzido por conta do aumento da renda.

Nesse sentido, se você teve maiores rendimentos e deduções em comparação ao exercício anterior, tende a receber valores menores também.

inclusão de dependentes na declaração pode afetar o valor da restituição, principalmente quando trata-se de filhos e cônjuges.

Por fim, a variação da Taxa Selic pode impactar diretamente no valor da restituição, sobretudo com as mudanças ao longo do ano.

Como contestar a restituição do Imposto de Renda?

Em primeiro lugar, se você notar que recebeu na conta um valor menor que o esperado, confira prontamente o extrato da restituição, vende se há alguma confusão nos valores.

Se você identificou erros na sua Declaração, pode enviar uma Declaração Retificada a qualquer momento ao longo do ano.

Para isso, entre no portal da Receita Federal e selecione a opção ‘Declaração Retificadora’, preenchendo todos os campos e enviando para uma nova análise.

Outra forma de contestar os valores da restituição

Se você já recebeu o dinheiro na conta, mas ainda não sacou, pode solicitar o resgate, entrando em contato com o Banco do Brasil pelos números pelos números 4004-0001 ou 0800-729-0001.

Como cair na malha fina?

O medo de cair na contestação da Receita Federal, também chamada de malha fina, está presente.

Na verdade, a Receita tem até 5 anos para contestar os dados que você enviou na Declaração do Imposto de Renda, inclusive com a instauração de um processo.

Porém, a qualquer momento você pode verificar o seu status com a Receita Federal.

Para isso, siga o passo a passo:

  • Acesse o Portal do e-CAC, selecionando a opção ‘Meu Imposto de Renda’;
  • Selecione ‘Iniciar’ na opção de ‘Consultar Meu Imposto de Renda’;
  • Faça o login com o próprio e-CAC ou com suas credenciais do GOVBR;
  • Selecione a opção ‘Pendências de Malha’ para verificar se há alguma aberta.

Caso não haja nenhum processo aberto, tudo indica que você não caiu na malha fina. Porém, as revisões ocorrem durante todo o ano.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.