Lula autoriza corte de Bolsa Família de famílias sem filhos: veja os alvos

Lula autoriza corte de Bolsa Família de famílias sem filhos após o número de beneficiários nesta modalidade soar suspeito.

Atualmente, cerca de quase 4 milhões dos beneficiários do Bolsa Família se declaram de famílias unipessoais.

Mas entre 400 mil e 500 mil pessoas dessas famílias devem ter o pagamento do benefício cancelado.

Se você quer entender melhor quem corre o risco, e quais são os critérios do governo para realizar este corte, não saia daí!


Uma mulher com seu cartão do benefício. Ela está triste após ver que Lula autoriza corte de Bolsa Família
Imagem: Reprodução

Lula autoriza corte de Bolsa Família de famílias sem filhos

O Bolsa Família, de fato, é um benefício vital para milhões de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade.

Dos mais de 20 milhões de famílias que recebem o repasse mensal, 4 milhões são pessoas que moram sozinhas.

Contudo, os técnicos do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) desconfiam do contingente elevado de pessoas entre 18 e 49 anos que se declaram de famílias unipessoais.

Afinal, entre os 4 milhões, esta faixa etária representa 1,3 milhão de beneficiários.

Apesar dos técnicos suspeitarem de fraude, eles não descartam a possibilidade de serem realmente pessoas em situação de vulnerabilidade com verdadeiras complicações de saúde.

Desse modo, a partir de janeiro de 2025, começará a operação, que será feita pelo MDS para identificar possíveis beneficiários que estavam recebendo o auxílio de forma indevida.

O que é uma família unipessoal?

Como destacamos acima, o alvo do pente-fino do MDS, é o grupo de famílias unipessoais entre 18 e 49 anos.

Assim, estima-se que entre 400 e 500 mil dentre 1,3 milhão de beneficiários desse grupo esteja recebendo o benefício de maneira fraudulenta.

Nesta ocasião, uma pessoa que se declare de família unipessoal, não pode compartilhar domicílio com nenhuma outra pessoa.

Desse modo, famílias de outros grupos não terão o risco de perder o benefício durante esta operação do MDS.


Motivos para o pente-fino em 2025

Além do número elevado de famílias, o governo vem constantemente buscando aliviar as dívidas do orçamento público de 2025.

Mas este não é o primeiro corte que ocorre entre o grupo de famílias unipessoais. Afinal, em 2023, houve a exclusão de 1,7 milhão de famílias nesta categoria.

Se o cálculo do MDS estiver correto, a exclusão de 400 a 500 mil beneficiários em 2025, pode trazer uma economia de até R$ 4 bilhões ao longo de todo ano.


Quem pode se inscrever no Bolsa Família?

As famílias unipessoais também podem se inscrever para receber o Bolsa Família. No entanto, é fundamental que se cumpra os requisitos do programa.

Dessa forma, a regra mais importante para participar é ter uma renda familiar per capita de até R$ 218.

Além disso, é fundamental que todos os membros estejam inscritos no CadÚnico (Cadastro Único).

De todo modo, há uma previsão para adicionar uma nova regra durante o processo que o MDS vai iniciar em 2025.

Esta regra inclui a visita de um agente à residência das pessoas que se declaram de famílias unipessoais.

Afinal, o governo acredita que apenas a exigência de apresentação no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), não tem sido o suficiente.

E claro que continuaremos te atualizando sobre as novidades relacionadas ao Bolsa Família e outros benefícios sociais. Portanto, não deixe de acompanhar as atualizações do Brasileiro Trabalhador.

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.