7 profissões que dá para se aposentar antes dos 60 anos de idade e com mais de 1 salário mínimo

Veja agora as 7 profissões que dá para se aposentar antes dos 60 anos de idade e com mais de 1 salário mínimo!

7 profissões que dá para se aposentar antes dos 60 anos de idade e com mais de 1 salário mínimo
Foto: Edição BT

Você sabia que é possível se aposentar antes do prazo mínimo em razão da natureza da profissão? Veja sete exemplos e saiba mais sobre a legislação!

O que é a aposentadoria especial?

A aposentadoria especial é uma regra do INSS que oferece o benefício antes da idade mínima em razão da natureza da profissão do segurado.

Essa redução da idade e do tempo de contribuição acontecem quando a profissão expõe riscos à saúde e a à integridade física do trabalhador brasileiro.

O próprio tempo de contribuição também vai depender da profissão, variando de 15 a 25 anos. Isso porque leva em consideração o tipo de agente nocivo e de risco.

Veja algumas profissões que se enquadram na categoria de aposentadoria especial do INSS:

1. Mineiros

Os trabalhadores que atuam em exatração de minérios, sobretudo exatamente dentro das minas, podem solicitar a aposentadoria em 15 anos.

Isso porque a atividade é extremamente arriscada, tanto com insalubridade quanto ao expor o trabalhador a poluentes e a materiais perigosos.

Nesse sentido, outras profissões parecidas como operadores de máquinas em rochas subterrâneas e perfuradores podem enquadrar-se na categoria.

2. Fabricante de tinta

Os trabalhadores que estão alocados em fábricas de tintas e de materiais nesse sentido podem pedir a aposentadoria após 20 anos de trabalho.

Isso porque o material da própria tinta é considerado inflamável e danoso à saúde, sobretudo com a exposição constante.

3. Trabalhador de túnel e subsolo

Os profissionais que trabalham em túneis e em subsolo, inclusive na manutenção dos metrôs, por exemplo, podem solicitar a aposentadoria a partir dos 20 anos de contribuição.

A função naturalmente acumula questões de insalubridade e riscos à saúde física e psicológica do trabalhador.

4. Operador de Raio-X

Os profissionais que trabalham com exames de imagem como Raio-X podem fazer a solicitação da aposentadoria após 25 anos de contribuição.

A exposição constante aos raios podem ser danosas para a saúde, sobretudo com maiores riscos de câncer, solicitando uma aposentadoria mais cedo.

5. Vigia armado

Normlamente, os profissionais que trabalham com segurança armada podem contar com adicionais noturnos e de insalubridade.

Além disso, também é possível solicitar a aposentadoria especial após 25 anos de exercício da profissão.

A própria natureza do trabalho como vigia já traz riscos constantes à saúde, permitindo então o pedido mais cedo da aposentadoria.

6. Dentista

Você sabia que os dentistas também podem enquadrar-se na aposentadoria especial?

A profissão também é considerada de risco e de exposição, sobretudo pelos materiais envolvidos no dia a dia de trabalho.

Portanto, ainda que enquanto autônomo, é possível dar início à aposentadoria após 25 anos de profissão.

7. Professor

Os professores também se enquadram na aposentadoria especial, sobretudo com o salário acima do mínimo.

Isso porque a profissão entra no quesito de riscos e de proteções relacionadas ao INSS, oferecendo a oportunidade de aposentar mais cedo.

E o processo pode ser para diferentes esferas de professores.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.