Alternativas ao Empréstimo Consignado do INSS: Onde mais aprova fácil?

Tadeu Castro

19 de abril de 2023

Com as alterações do Governo Federal, sobretudo aos empréstimos consignados, outras modalidades de empréstimo acabam sendo uma opção e novas Alternativas ao Empréstimo Consignado. Portanto, confira abaixo quais as melhores hipóteses para realizar alternativas ao empréstimo consignado.

Alternativas ao Empréstimo Consignado

Fonte: Reprodução.

Alternativas ao Empréstimo Consignado

Para quem não sabe ou não está por dentro das matérias divulgadas pelo Tabela INSS 2023, o Governo Federal se movimentou em favor do encerramento dos Empréstimos Consignados.

No entanto, não há motivos para pânico: se você já possui o empréstimo e já está pagando, ele não será anulado. Assim, as movimentações do governo impedem novos empréstimos, e não anula os que já foram realizados.

Alternativas ao Empréstimo Consignado

Fonte: Reprodução.

No entanto, além das alterações, os bancos físicos e digitais estão se movimentando para garantir aos brasileiros novas linhas de créditos e acessos facilitados, assim como o empréstimo consignado.

O consignado é uma modalidade de crédito retirada diretamente da folha de pagamento, do holerite ou benefícios do INSS. Assim, destina-se a servidores públicos, pensionistas e aposentados.

Portanto, algumas pessoas não conseguem obter empréstimos salariais por um motivo ou outro. Quem precisa de um dinheiro extra pode procurar outras opções de empréstimo pessoal.

Alternativas ao Empréstimo Consignado

Fonte: Reprodução/Freepik


Modalidades Disponíveis no mercado financeiro

Atualmente, existem algumas formas bem atrativas de conseguir um empréstimos. Confira a seguir alguns dos métodos mais populares, disponíveis em praticamente todos os bancos brasileiros, incluindo os digitais:

  1. Cartão de Crédito;
  2. Cheque Especial; 
  3. Financiamento: 
  4. Empréstimo com ou sem garantia;
  5. Antecipação do FGTS.

Cada tipo de empréstimo atende a diferentes necessidades e vale a pena pesquisar, antes de realizar a contratação. Assim, verifique inicialmente as taxas de juros cobradas por cada um dos bancos e analise todas as opções.

Outro ponto de preocupação são as taxas de juros. Ao contrário do empréstimo consignado, o cheque especial, por exemplo, pode render até 20 vezes mais juros. Portanto, ainda que sua situação seja urgente, analise com calma.

Os empréstimos podem ser de grande ajuda quando estamos em momentos de apertos financeiros. Mas, para não fazer bobeira e ficar amarrado com uma dívida por anos, confira as taxas de juros e veja se não irá comprometer o seu orçamento.

Apesar de sempre falarmos em taxas de juros, é fundamental comparar o custo efetivo total (TEC) das propostas. Essa é a melhor forma de saber se a opção é a certa para o seu bolso.

O CET resume todas as taxas, impostos e outros custos associados ao empréstimo. Além disso, lembre-se de que o pedido de empréstimo só deve ser feito quando necessário.


CET: O que é e como funciona

Muitas vezes, ao buscar crédito, focamos apenas na taxa de juros ou no tamanho da parcela e ignoramos o custo efetivo total, que é muito importante em qualquer solicitação de crédito.

A CET funciona da mesma forma que o custo total do serviço de crédito. Inclui taxas, impostos, encargos e taxas de empréstimo ou financiamento. Assim, pense no CET como o valor final do empréstimo solicitado, por exemplo.

Ou seja, o lucro é apenas parte do valor da terceirização do serviço. CET, por sua vez, será o valor total da transação. Lembre-se dessas informações iniciais na hora de contratar um serviço.

Alternativas ao Empréstimo Consignado

Fonte: Reprodução/Freepik

A CET é regulamentada pelo Banco Central por meio da Resolução nº4.881/20 do Conselho Monetário Nacional. Assim, a norma exige que todas as instituições financeiras divulguem todos os detalhes e valores das transações.

Portanto, se você procura responder questões como onde conseguir o empréstimo mais fácil, algumas perguntas deverão ser respondidas para chegar ao resultado:

  1. Modalidades de Créditos para Nomes Limpos: os créditos mais fáceis são disponibilizados aos brasileiros que não possuem nome sujo ou registro no Serasa ou outro sistema de proteção de crédito.
  2. Qualidade e Taxa de Juros: Procure pela empresa que fornece os melhores preços e pelas melhores vantagens em caso de pagamento adiantado.

Tadeu Castro
Escrito por

Tadeu Castro

Tadeu Castro é formado em Direito e graduando em Jornalismo. Atua como redator desde 2018 e está sempre pesquisando sobre os direitos dos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, afim de reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis para nossos leitores.