Você já pode sacar o 13° salário do INSS? Saiba quando será liberado

Tadeu Castro

13 de abril de 2023

É possível sacar 13º INSS no início de 2023? Os calendários de saque já foram definidor e compartilhados pela Previdência Social, mas muitos brasileiros ainda se perguntam quando será possível sacar 13º INSS. Portanto, confira o calendário abaixo e veja tudo o que você precisa saber.

Sacar 13º INSS

Fonte: Reprodução/Freepik.

Sacar 13º INSS

Para quem não saber, a emissão do 13º é sempre realizada pela Previdência Social. Assim, as informações estarão presentes na própria folha de pagamento do aposentado ou do trabalhador.

Portanto, o 13º é uma maneira do INSS de ajudar milhares de beneficiários a complementar suas rendas anuais. No entanto, alguns imprevistos ocorrem e muitos brasileiros veem a necessidade de sacar antes do final do ano.

Ao contrário dos últimos três anos, ainda não há treze projeções estimadas de folha de pagamento neste ano. Assim, até o presente momento, todos os saques voltados ao 13º deverão ser realizados conforme disposição do calendário anual.

O pagamento do décimo terceiro salário do INSS é um direito garantido aos segurados que recebem determinados benefícios da Previdência Social da entidade.

Sacar 13º INSS

Fonte: Reprodução/Freepik

Portanto, dentro deste cenário, uma lista de brasileiros se incluem, ou seja, vários brasileiros possuem o direito ao 13º, quais sejam:

  1. Beneficiários de Auxílios Doença (não se confundem com aposentados por invalidez);
  2. Benefícios Maternos: gestantes, trabalhadoras afastadas em razão da proximidade do parto ou gozando da licença maternidade;
  3. Auxílio Acidente: trabalhador afastado em razão de acidente de trabalho ou acidente que lhe impede de exercer suas atividades laborais;
  4. Aposentados e Pensionistas.
  5. Trabalhadores contribuintes com o INSS.

É importante ressaltar que o BPC é o programa assistencial do governo federal, portanto você não tem direito ao 13º salário. Assim, se torna o único benefício ao qual não garante o direito aos brasileiros.


Calendário 2023

Anualmente, o Governo Federal, junto do INSS e da Previdência Social, realizam e traçam um plano de pagamento do 13º. Assim, a estratégia serve para garantir que os pagamentos sejam realizados sem que haja prejuízo aos cofres públicos.

Portanto, as estratégias para o ano de 2023 publicado pelo INSS define a possibilidade de voltar ao processo normal de pagamento, ou seja, sem esperar pelos benefícios, como tem acontecido nos últimos anos.

Dessa forma, de maneira simples, o saque direto não é permitido. Assim, caberá ao brasileiro recorrer às modalidades de adiantamento, oferecidas por inúmeros bancos para trazer mais clientes aos bancos e conseguir mais aceitação aos serviços.

Sacar 13º INSS

Fonte: Reprodução/Freepik

Com isso, os pagamentos serão efetuados nos últimos meses do ano com base no final do NIS do segurado. Em caso de dúvidas, consulte o Tabela INSS 2023 e leia os demais artigos sobre o assunto. Acesse o site.

Anualmente, os pagamentos são efetuados em duas etapas, ou seja, em duas parcelas. Assim, os empregadores e os órgãos públicos conseguem manter a obrigação, sem maiores prejuízos financeiros.

Portanto, em caso de necessidade do saque emergencial, é possível efetuar o adiantamento do saque 13º INSS. No entanto, leia o tópico abaixo e fique atento aos detalhes e fuja dos riscos que muitos bancos não te contam.

Vale a pena adiantar 13º no banco?

Há vários motivos pelos quais os brasileiros desejam solicitar o adiantamento do 13º através do banco. No entanto, nota-se pelo elevado número de brasileiros endividados que muitos casos de adiantamento envolvem o pagamento de dívidas.

Dívidas de cartão de crédito, juros de crédito especial, multas diárias e outras dívidas e necessidades financeiras podem levar os brasileiros ao desespero, razão pela qual procuram adiantamentos, empréstimos e etc.

No entanto, ainda é uma boa ideia procurar outros tipos de empréstimos, como empréstimos consignados, que também têm taxas de juros mais baixas. Essa “retenção” é, na verdade, um empréstimo sobre o qual você paga juros.

E tem que ficar atento aos preços porque variam muito. Por exemplo, no Banco do Brasil, suas taxas mensais variam de 2,71% a 12%, segundo informações publicadas na web, uma diferença de 52% para a mesma entidade.

Sacar 13º INSS

Fonte: Reprodução/Freepik

Além disso, você tem que pagar um imposto sobre operações financeiras (IOF). Assim, talvez seja o caso de esperar. Analise sua vida financeira, realize cortes com despesas fúteis e não necessárias e poupe mais para pagar.

Assim, o adiantamento do 13º salário terá juros de 2,7% a 14% para os trabalhadores que quiserem contratar o abatimento e se inscrever no Crédito Bancário de Amortização.

O serviço é vendido pelas instituições financeiras como um “adiantamento” de receitas, que pode ser usado para despesas emergenciais ou para quitar dívidas com juros mais altos.

Desta forma, o brasileiro poderá recorrer ao adiantamento, mas o faça com cuidado e cautela. Para mais dúvidas, solicitamos a leitura do artigo publicado pela Gazeta do Povo sobre os juros cobrados pelos bancos (link).

https://www.youtube.com/watch?v=P0Ps2sh2OeY
Tadeu Castro
Escrito por

Tadeu Castro

Tadeu Castro é formado em Direito e graduando em Jornalismo. Atua como redator desde 2018 e está sempre pesquisando sobre os direitos dos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, afim de reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis para nossos leitores.