ATENÇÃO: Banco Central divulga comunicado para todos os clientes de cartão de crédito
Banco Central divulga comunicado e você não pode perder esta notícia importantíssima!
Afinal, o BC vem demonstrando preocupação com o crescimento do número de vítimas de golpes financeiros.
Muitos golpes usam nomes de instituições populares e tradicionais, como grandes bancos.
Portanto, abaixo vamos ver o que o Banco Central tem feito para ajudar as pessoas a evitarem estes problemas, sem perder dinheiro.
Banco Central divulga comunicado sobre aumento de golpes
Hey! Você mesmo que tem cartão de crédito! Alguma vez você já caiu em golpe ou ficou com muito medo de ter caído em um?
Hoje, vivemos dias em que é preciso ter atenção com as informações que disponibilizamos. Isso porque, está cada vez mais fácil sofrer um ataque financeiro.
O Banco Central (BC) tem ciência disso, e orienta as instituições financeiras. Os seus esforços são em prol de diminuir a facilidade de aplicação de fraudes.
Dessa forma, reproduzimos abaixo algumas das orientações do próprio BC para as instituições financeiras no Brasil, de modo que elas devem:
“Garantir que, ao abrir uma conta, haja procedimentos e controles para verificar a identidade do cliente e a autenticidade das suas informações;
Buscar a integridade, a confiabilidade, a segurança e o sigilo das transações realizadas na contratação de operações e na prestação de serviços; e
Implementar a política de segurança cibernética para o processamento e armazenamento de dados dos clientes.”
Fonte: Banco Central
Recentemente, aliás, visando a maior transparência com os clientes, o BC já estipulou uma mudança em relação aos cartões de crédito.
Todas estas atualizações têm como objetivo tornar o ambiente financeiro um lugar mais transparente e assim, com maior segurança.
E se você ainda não tem cartão de crédito, vai gostar dessa oportunidade da Caixa Econômica:
Principais golpes a donos de Cartão de Crédito
O Banco Central emitiu alerta referente ao aumento de dois golpes específicos.
Um é o golpe de falso recall do cartão de crédito. Nesta modalidade os criminosos se passam, sobretudo, por uma instituição financeira.
Então, eles dizem que precisam pegar o seu cartão para fazer uma atualização ou correção de um problema.
Nesta operação, eles exigem dados do cartão e quando uma pessoa fornece, os criminosos têm as informações necessárias para fazer compras com o crédito da vítima.
A principal indicação do BC é para nunca compartilhar informações sensíveis sobre sua conta bancária ou cartões.
Outros golpes que têm se tornado comuns incluem:
- Golpe da maquininha;
- Golpe do falso motoboy;
- Ataque de phishing;
- Clonagem de cartão.
A dica portanto, é sempre manter a atenção! Então, desconfie de ligações de “instituições financeiras” pedindo para confirmar dados.
Não clique em links de e-mail e SMS mesmo que pareçam 100% confiáveis. Além disso, confira periodicamente o extrato do seu cartão e as movimentações em sua conta.
Hoje, graças aos bancos digitais e seus aplicativos, de fato, é cada vez mais fácil acompanhar cada detalhe da sua conta ou cartão.
Por fim, se você não quer perder nenhuma novidade, saiba que nós te atualizamos por aqui sempre que o Banco Central divulga comunicado!
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.