ATENÇÃO usuários do Bolsa Família! Benefícios também te garantem desconto nestas contas

ATENÇÃO usuários do Bolsa Família para não perderem a oportunidade disponível para quem deseja economizar nas contas básicas em sua casa!

ATENÇÃO usuários do Bolsa Família, pois, a notícia de hoje é tão boa que você não vai acreditar. Aliás, você sabia que é possível ter desconto em diferentes contas básicas, como a tarifa de água ou luz.

Com esta iniciativa, o governo mostra mais um suporte importante para muitas famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. Por isso, é fundamental que você acompanhe esta leitura até o final para entender todos os seus direitos.


ATENÇÃO usuários do Bolsa Família para os principais descontos

Primeiramente, se destaca entre os brasileiros a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que facilita o acesso a um dos serviços indispensáveis para qualquer pessoa hoje em dia. O desconto, no entanto, é aplicado de maneira gradual.

Assim, as famílias podem ter um desconto máximo de 65% para consumos de até 35 kWh em um mês. Para ter direito, é indispensável ter a inscrição atualizada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

ATENÇÃO usuários do Bolsa Família: uma mulher segura o seu cartão do Bolsa Família
Imagem: Reprodução/Sergio Amaral/MDS

Além disso, idosos com mais de 65 anos ou pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, também têm direito a solicitar. Outro ponto de destaque muito importante é que o benefício fica disponível na tarifa da família automaticamente.

Com isso, é fundamental atualizar os seus dados constantemente no sistema do CadÚnico, pois, é com base nestas informações que a pessoa pode receber o desconto em sua tarifa.

Desconto na conta de água

O Estado de São Paulo é um dos mais recentes a aderir à Tarifa Residencial Social, junto com o apoio da Sabesp. Dessa forma, o mesmo público-alvo mencionado acima também pode ter direito a receber desconto ou isenção total na tarifa de água.

Esta iniciativa tem como finalidade garantir que o acesso a serviços básicos e fundamentais para o desenvolvimento, não sejam um fardo no orçamento de famílias mais vulneráveis.

Minha Casa, Minha vida: isenção para BPC e Bolsa Família

Junto com estes dois benefícios acima, na tarifa de energia e de água, no ano passado o governo anunciou algo inédito. Famílias inscritas no Bolsa Família ou dependentes do BPC, estavam isentos do pagamento das prestações do MCMV. Outro grupo beneficiado, foi o de famílias com mais de 60 parcelas pagas.

As famílias isentas passaram por uma análise da Caixa Econômica Federal, que enquadrou quem estaria apto a receber a isenção. Após a análise, as família foram notificadas para comparecerem às agências da Caixa para realizar as ações formais necessárias para a quitação do imóvel.

De fato, com estes três descontos, centenas de milhares de famílias têm conseguido viver de uma maneira mais digna no Brasil. Em 2024, o Bolsa Família conta com quase 21 milhões de beneficiados, sendo um programa de transferência de renda com reconhecimento internacional.

Portanto, atenção usuários do Bolsa Família para não perderem oportunidades como estas por falta de informação. Aqui, no Trabalhador Brasileiro, a semana inteira você tem atualizações sobre programas sociais, benefícios entre outros assuntos importantes para todos que moram no Brasil.

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista