Auxílio gás já está disponível! Governo divulga como obter o benefício
O auxílio gás já está disponível, como um dos principais benefícios sociais do governo, faz toda a diferença no dia a dia de milhões de famílias por todo o país. Gerido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, é pago pela Caixa Econômica Federal.
Recentemente, o governo divulgou como funciona a seleção e o pagamento do auxílio gás para os milhões de brasileiros contemplados pelo benefício, bem como outros detalhes em relação ao funcionamento do programa.
Vale ressaltar que, sobretudo após a pandemia de Covid-19 e a subida nos preços, o auxílio gás de cozinha é um recurso bastante relevante para o público brasileiro. Veja mais detalhes sobre o programa.
Como funciona o auxílio gás de cozinha?
O auxílio gás de cozinha, como o próprio nome diz, trata-se de um benefício do governo federal para ajudar as famílias de baixa renda a comprarem o gás de cozinha, item básico pra a sobrevivência nas cidades brasileiras.
O pagamento é de 100% do valor de um botijão de gás de cozinha a cada dois meses, com a seleção automática feita pelos protocolos da Caixa Econômica Federal, responsável pelo envio do dinheiro.
Como é feito o pagamento do auxílio gás?
De acordo com a própria legislação da Caixa Econômica Federal, os pagamentos são feitos de acordo com as parcelas do Bolsa Família, tendo uma certa ligação então com o próprio Bolsa Família, outro benefício do governo.
Quem tem direito ao auxílio gás de cozinha?
Para ser elegível ao benefício do auxílio gás de cozinha, é preciso estar inscrito e regularizado no CadÚnico, programa que concentra os benefícios sociais do governo, o mesmo utilzado para o Bolsa Família.
Se algum integrante da família ou pessoa que mora na mesma casa recebe benefício de prestação continuada da assistência social, também está elegível a receber o auxílio gás de cozinha da Caixa.
De acordo com a entidade, a prioridade do benefício é conferida para as famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob medida protetiva. Veja outros critérios para o pagamento:
- Famílias com o CadÚnico atualizado nos últimos 2 anos;
- Famílias com rendas menores por pessoa;
- Famílias com mais pessoas;
- Famílias que recebem o Bolsa Família.
Vale ressaltar que a proposta de ranquear o envio do auxílio gás tem como objetivo priorizar as famílias com maior necessidade para receber o benefício social do governo.
Como receber o auxílio gás de cozinha?
Para ter acesso ao auxílio, você precisa registrar-se no CadÚnico com todas as informações de nome e dados. O cadastro é feito pessoalmente em uma unidade do CRAS, o Centro de Referência de Assistência Social.
Após a realização do cadastro, se a família preencher os requisitos básicos para ter acesso ao benefício, o pagamento do auxílio gás será feito por uma conta bancária presencial ou digital.
E caso o cidadão não tenha acesso à conta, a Caixa abrirá automaticamente uma conta poupança em nome do beneficiário. Vale ressaltar que a parcela do auxílio gás tem a validade de 120 dias após a data de pagamento.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.