Auxílio Vale-gás disponível em outubro! Veja quem pode receber e como se cadastrar

O Auxílio Vale-gás disponível em outubro, é um programa do governo federal que dá suporte a mais de 5 milhões de famílias de baixa renda.

A partir desse benefício, estas famílias conseguem adquirir botijões de gás de cozinha de 13kg.

Após a suspensão do pagamento em setembro, outubro mais uma vez tem o repasse desse benefício para os milhões de brasileiros cadastrados no programa.

Aqui você vai entender como este programa funciona, os requisitos para receber, quando o pagamento será realizado, entre outras informações indispensáveis!


Como funciona o auxílio vale-gás disponível em outubro?

O Auxílio Vale-gás é um benefício pago a cada bimestre, e que se destina às famílias que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Além disso, o outro critério, o mais importante talvez, é ser uma família com renda mensal per capita de até meio salário mínimo.

Ilustração de uma nota de cem, algumas moedas e três botijões de gás para ilustrar o Auxílio Vale-gás disponível em outubro
Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/Brasileiro Trabalhador

Aliás, família que tenham integrantes que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também têm direito a receber o programa.

O objetivo, sobretudo, é fornecer um valor correspondente a 100% do preço médio do botijão de 13kg.

Desse modo, as famílias mais vulneráveis possam adquirir gás de cozinha para uso doméstico.

Quando vai ter Vale Gás 2024?

O Vale Gás continuará disponível em 2024, com pagamentos que ocorrem a cada dois meses.

Em outubro, o benefício será pago junto com o Bolsa Família, seguindo o calendário oficial do programa.

Além de outubro, em dezembro ocorre o repasse da última parcela do benefício.

Qual o valor do Auxílio Gás em 2024?

Em 2024, o valor do Auxílio Vale-gás se manteve em R$ 102, que teve como base o preço médio nacional do botijão de 13kg.

A responsável por estabelecer esta média, a cada seis meses, é a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).


Como receber o Vale Gás do Bolsa Família 2024?

Para receber o Auxílio Vale-gás, basta que a família participe do CadÚnico e que o cadastro esteja em dia.

Além disso, a família deve atender o critério de renda, isso mesmo: ter uma renda per capita de até meio salário mínimo.

Como dissemos, o benefício também ajuda às famílias com beneficiários do BPC.

Então, a partir do momento que você se enquadra nos requisitos, o pagamento do Vale-gás é feito automaticamente, sem a necessidade de uma solicitação.

Onde cai o Auxílio Gás?

O pagamento do Auxílio Vale-gás cai na conta onde o beneficiário recebe o Bolsa Família.

Dessa forma, ele pode ficar disponível em contas como o Caixa Tem, ou em contas bancárias convencionais cadastradas.

Uma vez disponível em conta, é possível sacar o benefício em uma das agências da Caixa Econômica Federal, casas lotéricas e correspondentes bancários autorizados.

E claro, você também consegue usar valor diretamente pelo aplicativo Caixa Tem para realizar pagamentos ou transferências.

Porque recebo Bolsa Família e não recebi o Vale-Gás?

Se você é beneficiário do Bolsa Família e não recebeu o Auxílio Vale-gás, isso pode ocorrer por alguns motivos.

  1. Você pode não atender aos critérios de elegibilidade;
  2. Estar com as informações desatualizadas a mais de dois anos.

Lembre-se também que o benefício é pago apenas a cada dois meses, então pode ser que você não tenha recebido em um mês específico, mas seja contemplado no próximo.

Agora você já sabe como funciona o auxílio vale-gás que o governo brasileiro libera este mês para as famílias inscritas no CadÚnico.

Lembre-se que o processo de inclusão é automático. Desse modo, a partir do momento que seus dados no sistema atendem aos critérios estabelecidos, você passa a receber o adicional.

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.