Benefício INSS 2023 Bloqueado: Como Evitar e Desbloqueio Passo a Passo

Tadeu Castro

27 de outubro de 2022

O benefício INSS 2023 bloqueado ainda tem sido umas das principais dúvidas. Se você não sabe como resolver o problema ou evitar a situação, continue acompanhando as dicas sobre o benefício INSS 2023 bloqueado a seguir. Confira!

Benefício INSS 2023 bloqueado

Benefício INSS 2023 bloqueado Imagem: Consulta Pública

Por que o benefício INSS 2023 é bloqueado?

A suspensão do benefício do INSS é quando a Previdência Social para de pagar de forma momentânea os valores mensais aos segurados.

De acordo com especialistas,  dois principais motivos que podem favorecer a situação é quando o segurado realiza algum procedimento errôneo ou deixa de cumprir alguma regra pré-estabelecida do INSS. 

Antes de mais nada, é preciso entender que a suspensão é diferente do cancelamento do benefício.

Por sua vez,  a suspensão é o bloqueio provisório já o cancelamento acontece de forma definitiva.

É importante lembrar que a Previdência Social mantem um programa de revisão na qual estabelece uma lista dos beneficiários aptos a receberam os valores mensais.

Fachada da Previdencia Social (INSS), em Brasília. | Sérgio Lima/Poder360 05.jan.2022

Caso haja alguma divergência de informação o benefício poderá ser bloqueado. A principal função do programa de revisão é identificar irregularidades e fraudes ou possíveis erros no sistema.

Vale lembrar que o pente fino do INSS acontece caso o segurado receber o benefício de maneira incorreta ou o valor da parcela seja maior do que  você tem direito.

Documentações falsas ou  que estão com prazo de validade extrapolado podem ser mais alguns motivos para bloqueio do benefício, veja mais detalhes e saiba quais os benefícios podem ser bloqueados ou suspensos.


Quais benefícios INSS pode ser bloqueados?

Os benefícios da Previdência Social que podem sofrer algum processo de cancelamento ou bloqueio suspensão são os seguintes:

  • Salário família;
  • Pensão por morte;
  • Benefício de prestação continuada- BPC;
  • Auxílio reclusão;
  • Auxílio-acidente;
  • Benefícios por incapacidade de caráter temporário ou permanente;
  • Aposentadorias.

Em todos os casos, é necessário que o segurado realize a chamada prova de vida, que é comprovação dos documentos junto à Previdência Social para evitar que o benefício INSS 2023 bloqueado  possa acontecer.

Imagem: Portal Anasps

 Entretanto, a prova de vida é dispensada em três situações:

  •  Segurados com benefícios previdenciários há mais de 10 anos;
  •  Segurados com HIV;
  •  Pensionistas Inválidos com idade superior a 60 anos.

Os segurados do INSS que recebem aposentadoria por invalidez e não comparecerem a perícia quando convocados poderão ter o benefício bloqueado ou cancelado.

A situação pode ser definitiva  caso extrapole ou não procure agência do INSS para verificar o ocorrido. 


Como faço para desbloquear o benefício do INSS?

Antes de mais nada, para desbloquear o benefício do INSS é preciso dirigir-se agências da Previdência Social. Uma dica principal que pode te ajudar a resolver esse problema é acessar o Portal do INSS ou entrar no aplicativo meu INSS.

Através do acesso por meio de login e senha você poderá descobrir qual o motivo do bloqueio. Para acessar o sistema, basta seguir o passo a passo abaixo:

Imagem: Meu INSS

  •  Insira login e senha;
  •  Entre no sistema e verifique as suas informações clicando em benefício.

Caso você ainda não tenha acesso ao meu INSS, é necessário realizar um cadastro prévio.

A senha deverá ser a mesma disponibilizada pelo Portal do Governo Federal. Confira e veja quanto tempo você pode desbloquear o seu benefício e resolver o seu problema.


Quanto tempo para liberar o benefício INSS 2023 bloqueado?

Caso o seu benefício tenha sido bloqueado devido à falta de informações ou a não realização da prova de vida, o procedimento pode ser feito online através do site do Governo Federal. O procedimento acontece de forma instantânea e o desbloqueio é feito na hora

Caso o seu problema tenha sido documentação ou demais irregularidades, após acessar o Portal do meu INSS e verificar a pendência, direcione as agências e solucione o problema.

Em alguns casos, o desbloqueio pode durar 30 dias levando em conta a entrega da documentação e de todos os trâmites necessários.

Por fim, para mais detalhes sobre o benefício INSS 2023 bloqueado,  continue acompanhando nosso portal.

Tadeu Castro
Escrito por

Tadeu Castro

Tadeu Castro é formado em Direito e graduando em Jornalismo. Atua como redator desde 2018 e está sempre pesquisando sobre os direitos dos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, afim de reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis para nossos leitores.