Bolsa Família bloqueado acumula ou é cancelado? Entendas as regras

Hoje o nosso compromisso é garantir que você entenda se o Bolsa Família bloqueado acumula ou é cancelado.

Veremos a diferença entre bloqueio e cancelamento, e em um dos casos, sim, é possível receber o valor acumulado.

Então, venha com a gente e garantimos que você sairá daqui com as resposta para esta e outras questões em torno do Bolsa Família.

Uma mãe com um filho no colo e outro ao lado. Ela está com a cara emburrada, se questionando se o Bolsa Família bloqueado acumula ou é cancelado
Imagem: Reprodução

Bolsa Família bloqueado acumula ou é cancelado? Esclarecemos

De fato, existe uma distinção clara entre o bloqueio e o cancelamento do Bolsa Família.

No caso do bloqueio, o beneficiário não recebe o pagamento durante 30 dias. Mas no próximo pagamento ele recebe o repasse acumulado.

Atenção, porque o desbloqueio tem que ocorrer dentro do prazo estipulado ─ que costuma ser 30 dias.

Abaixo você vê melhor qual é a diferença entre um ou outro. O importante é saber que o bloqueio é um estado que você consegue reverter e não perde o benefício.

Quem teve o Bolsa Família bloqueado recebe os atrasados?

Sim, quem teve o Bolsa Família bloqueado tem direito a receber os valores atrasados!

Então, quem recebe R$ 600, no próximo mês, após o desbloqueio, receberá R$ 1.200. Não se esqueça que é necessário resolver a situação dentro de 30 dias.

Após resolver a situação do bloqueio, a Caixa Econômica Federal libera os valores acumulados na próxima data de repasses.


Qual a diferença entre cancelado e bloqueado?

Existem praticamente quatro estágios até o beneficiário ter o seu benefício cancelado ─ o que seria o grau máximo.

Primeiramente, o Bolsa família notifica que há uma irregularidade. Já na segunda notificação, o Benefício é bloqueado ─ por um período de 30 dias.

É apenas neste estágio que o benefício acumula. Pois, se a família não se regulariza em 30 dias, há a suspensão do programa.

Assim, o repasse não é feito durante 60 dias e neste caso o valor já não acumula. De todo modo, ainda é possível recuperar o seu benefício.

Se novamente não houver a regularização, a família passa por outra suspensão de 60 dias.

Por fim, ocorre o cancelamento do benefício. Neste caso, a família precisa começar o processo novamente para receber o Bolsa Família, o que inclui aguardar a fila para novos beneficiários.

Quanto tempo demora para desbloquear o Bolsa Família que foi cancelado?

Se o Bolsa Família for cancelado, o beneficiário não poderá desbloquear o auxílio diretamente.

Isso, porque, como explicamos, é preciso fazer um novo cadastro e aguardar a análise do pedido.

Assim, o prazo pode variar entre 30 a 60 dias, podendo ser superior conforme a demanda e complexidade do caso.

Mesmo que o beneficiário retorne depois, os valores retroativos não são pagos.

Para desbloquear o Bolsa Família que está bloqueado, o processo costuma ser mais rápido, tendo em média entre 15 e 30 dias após a regularização dos dados.

Claro que o desbloqueio também depende da rapidez com que o beneficiário corrige as pendências no Cadastro Único e apresenta a documentação necessária.

Até aqui, você já sabe que é possível receber o valor que não ganhou durante o período que ficou com o benefício bloqueado.

Mas muita atenção para não deixar as advertências do Bolsa Família chegarem a estágios mais avançados. Afinal, depois do bloqueio (por 30 dias), não há mais pagamento do valor retido.

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.