Bolsa Família cancelado? Saiba o que fazer para não perder o benefício
Ter o Bolsa Família cancelado faz com que muitas pessoas enfrentem condições adversas, pois, dependem realmente do benefício.
Mas hoje, você encontra aqui, um guia dedicado a te mostrar quais são os comportamentos que podem te levar a este ponto.
Você sabe o que fazer para não ter o Bolsa Família cancelado?
Aqui vai a chave para nunca ter seu benefício do Bolsa Família cancelado:
🔑 Mantenha seu cadastro atualizado no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais)!
Há, basicamente, três pilares aos quais você precisa se atentar e informar o mais rápido possível em caso de mudanças:
- Aumento de renda;
- Novos membros na família;
- Mudança de endereço.
Assim, caso você não saiba atualizar as informações pelo aplicativo, basta se dirigir ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo.
Você pode evitar problemas, conferindo anualmente os dados cadastrais, garantindo que ainda se enquadra nas exigências do programa.
A atualização correta vai te ajudar a evitar cancelamentos automáticos na maioria dos casos em que você pode perder o direito ao repasse do governo.
O que fazer se o Bolsa Família foi cancelado?
🔎 Antes de tudo, o beneficiário pode procurar o CRAS para entender o motivo da suspensão e iniciar o processo de reativação.
No CRAS, os atendentes analisarão o caso e informarão os documentos necessários para reativar o Bolsa Família.
Outra medida importante é acessar o aplicativo oficial do Bolsa Família, onde é possível verificar o status do benefício e o motivo do bloqueio.
Quem teve o Bolsa Família cancelado vai voltar a receber?
O retorno ao programa não é automático, mas é possível para quem regulariza a situação e atender às regras estabelecidas.
Depois que você realizar a atualização cadastral, o CRAS avaliará se a família continua elegível para o Bolsa Família.
Caso a resposta seja positiva, o benefício volta a ser pago no mês seguinte à regularização.
Atenção apenas, porque em algumas situações o benefício pode não ser restabelecido.
Quanto tempo demora a reversão do cancelamento do Bolsa Família?
Em média, a reativação do Bolsa Família pode levar de 30 a 60 dias, contando a partir da regularização completa dos dados e do envio dos documentos necessários.
Ainda assim, este é um ponto que varia conforme a demanda local e rapidez com que o beneficiário realiza a atualização cadastral e do fluxo de atendimento do CRAS.
Para agilizar o processo, é ideal que o beneficiário mantenha todos os documentos em dia e busque o CRAS o quanto antes, evitando demoras desnecessárias.
Como saber se o Bolsa Família foi cancelado ou bloqueado?
O beneficiário pode acompanhar o status do Bolsa Família através do aplicativo oficial, disponível para smartphones Android e iOS.
No app, você consegue visualizar se o benefício está ativo, bloqueado ou cancelado, além de verificar o histórico de pagamentos.
Além disso, é possível consultar a situação diretamente no CRAS ou entrar em contato com a central de atendimento do Bolsa Família pelo telefone 121.
De fato, o cancelamento do Bolsa Família é um transtorno para as famílias que dependem do benefício.
Mas se você mantiver a atenção às regras e atualização constante dos dados cadastrais, é possível evitar essa situação.
Caso ocorra o cancelamento, buscar informações e solucionar o problema rapidamente são passos essenciais para retomar o benefício e assegurar a estabilidade financeira.
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.