BPC para pessoas com deficiência aumenta por causa do autismo
Você sabia que o BPC ganhou ajustes no orçamento por causa da expansão do benefício para as pessoas do espectro do autismo.
Recentemente, o Benefício de Prestação Continuada passou a oferecer o suporte financeiro para o público que encaixar-se no TEA, Transtorno do Espectro Autista, e tiver a vida impactada por conta da condição.
Nesse sentido, a extensão do benefício aumentou também o orçamento para o setor; confira todos os detalhes!
Saiba mais sobre a expansão do BPC para o autismo
O Benefício de Prestação Continuada, ou simplesmente BPC, é um dos maiores suportes financeiras do país, auxiliando o público com deficiência, maior foco da BPC.
Nesse sentido, conta como uma ajuda essencial para o público que enfrenta dificuldades por conta da condição de saúde, com valores que variam em cada caso.
A Assembleia Legislativa de São Paulo tem relatado um aumento do número de solicitações do BPC para pessoas do espectro autista.
De acordo com a deputada do PSB, Andréa Werner, houve maiores solicitações, o que deve continuar na tendência devido às melhores políticas de saúde para os diagnósticos do transtorno.
Ainda segundo a Assembleia, o aumento de pedidos do BPC subiu também por conta do envelhecimento da população. Além do público com deficiência, os idosos também têm direito ao Benefício da Prestação Continuada.
Qual a importância do Benefício da Prestação Continuada?
Geralmente, a busca pela aposentadoria normal ou por invalidez junto ao INSS pode ser mais demorado e difícil para a população.
Por isso, muitos cidadãos tem obtado justamente pela busca do Benefício de Prestação Continuada por conta de uma maior perspectiva de acesso ao benefício.
O envelhecimento da população e a maior ocorrência de diagnósticos aumentam os gastos do Benefício, o que precisa ainda ser administrado pelo governo brasileiro.
Os orçamentos do BPC estão em risco?
Recentemente, tem havido cortes de orçamento que podem impactar diretamente na distribuição de benefícios sociais, como o próprio BPC.
E isso coloca em xeque o pagamento dos benefícios para o público. De acordo como Ministério da Fazenda, o país passa por readequações orçamentárias frente aos problemas econômicos da alta do dólar.
Por isso, ao longo dos próximos meses, podem haver cortes consideráveis, mas ainda com nada confirmado até o momento.
Na verdade, os benefícios do BPC passarão por uma grande avaliação a partir do mês de agosto, com uma análise mais profunda sobre as capacidades do governo.
É possível conseguir o Benefício para o TEA?
Ao longo dos últimos anos, tem havido maior abrangência de entendimento sobre o TEA, o Transtorno do Espectro Autista.
Nesse sentido, o público que integra o espectro pode ter direito ao Benefício da Prestação Continuada e de outros relacionados pelo governo brasileiro.
No entanto, será preciso passar pelo laudo médico, visto que nem todos os níveis de suporte podem enquadrar-se para o recebimento de benefícios sociais.
Além disso, em muitos casos, ao invés do BPC, será possível também contar com a aposentadoria por invalidez, que mudou um pouco sobre as suas principais regras ao longo dos últimos meses.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.