Calendário de Pagamento INSS 2023: Datas (Aposentadoria e Benefício)

Tadeu Castro

6 de janeiro de 2022

O calendário de pagamento INSS 2023 é um dos assuntos mais procurados pelos segurados do órgão. Por isso separamos as principais dicas para a consulta de datas, valores e passo a passo para acessar o calendário de pagamento INSS 2023. Continue acompanhando.

Calendário de pagamento INSS 2023

Calendário de pagamento INSS 2023

O que é INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social, mais conhecido como INSS, é o órgão responsável pelo pagamento, regulação, avaliação e análise de todos os benefícios previdenciários referentes aos contribuintes e trabalhadores.

Foi criado nos anos 90 através da junção de outros dois órgãos existentes o IAPAS e o INPS.

Desse modo, a principal função do INSS é fazer valer o direito do trabalhador e garantir que o Regime Geral de Previdência Social RGPS seja cumprido em sua totalidade. Através do controle e da realização de benefícios e aposentadorias, o INSS age.

✓ Saiba tudo sobre o INSS com outros artigos do site:

https://brasileirotrabalhador.com.br/

É necessário entender do que se trata um benefício previdenciário. Alguns exemplos são:

  • Auxílio-doença,
  • Auxílio-acidente,
  • Aposentadoria especial,
  • Pensão por morte,
  • Aposentadoria por invalidez,
  • Aposentadoria por idade,
  • Dentre outros. 

Para ter acesso aos benefícios do INSS no grupo referente aos contribuintes, é necessário pagar mensalmente um valor estabelecido pelo órgão. 

Trabalhadores avulsos, empregados domésticos, trabalhadores rurais e microempreendedores individuais, são alguns dos grupos que compõem essa parcela.

Os trabalhadores formais também são contribuintes do INSS. Veja a seguir mais detalhes e saiba quais são as datas do calendário de pagamento INSS 2023.


Consultar sistema do INSS

Para consultar o sistema do INSS e ter acesso aos seus dados no órgão, é necessário que haja uma filiação que pode ser de forma facultativa ou obrigatória.

A filiação facultativa é para aquelas pessoas que desejam pagar uma contribuição mensal para ter acesso aos benefícios de forma futura.

Já a obrigatória é para aquelas pessoas que exerce atividade de forma remunerada e estão inseridos dentro do regime CLT.

Os segurados de categoria especial são os pescadores, produtores rurais e índios. Os segurados facultativos são pessoas com idade superior a 16 anos sem renda própria mas que desejam contribuir com a Previdência. Exemplo certo de bolsistas desempregados e dona de casa.

✓ Saiba tudo sobre o INSS com outros artigos do site:

Para ter acesso às funções referentes ao INSS e consequentemente ao calendário de pagamento INSS 2023, o segurado pode escolher baixar o aplicativo ou acessar através do site.

Para ter acesso aos dados, é preciso que o contribuinte também tenha um cadastro no Portal do Governo Federal conhecido como Meu INSS. Lá ele será redirecionado ao sistema do INSS.

Para acessar clique aqui.


Calendário de pagamento INSS 2023

Para contribuir com o INSS é preciso estar inscrito e ter cadastro no NIS, PASEP ou PIS. O calendário de pagamento encontra-se disponível no portal do INSS e para consultar o calendário de pagamento INSS 2023, basta seguir o passo a passo abaixo.

  •  Acesse o site do Governo Federal aqui;

calendário de pagamento INSS 2023

  •  Clique em calendário de pagamento;
  •  Clique acessar a tabela de pagamento;

É importante lembrar que no momento da consulta, o segurado precisa observar o penúltimo algarismo do cartão do benefício e analisar a primeira coluna da tabela INSS 2023 – que é separada por cada mês do ano.

Se assim desejar, o segurado pode fazer o download das datas para não precisar acessar várias vezes.

As datas são disponibilizadas para aposentados e beneficiários do órgão. Para mais detalhes sobre o calendário de pagamento INSS 2023, continue acompanhando este Portal.

Pronto, com todas as informações abaixo é só ficar de olho no calendário do INSS e não perder nada dos benefícios!

 

Tadeu Castro
Escrito por

Tadeu Castro

Tadeu Castro é formado em Direito e graduando em Jornalismo. Atua como redator desde 2018 e está sempre pesquisando sobre os direitos dos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, afim de reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis para nossos leitores.