Cadastro Único pelo celular: como fazer e garantir seu acesso aos benefícios

Cadastro Único pelo celular: como fazer e garantir seu acesso aos benefícios.

Cadastro Único pelo celular: como fazer e garantir seu acesso aos benefícios.
Foto: Edição BT

Com a correria do dia a dia, muita gente fica meio sem tempo para ir ao CRAS e atulizar o cadastro do CadÚnico, né?

E agora o governo tem uma novidade: você pode fazer um pré-cadastro diretamente pela internet.

No entanto, você ainda vai ter que comparecer na unidade uma hora ou outra; confira!

Como fazer o cadastro no CadÚnico pelo celular?

O CadÚnico é o cadastro que dá acesso ao Bolsa Família, principal programa de redistribuição de renda no país.

Além do Bolsa Família, o CadÚnico dá acesso a uma série de benefícios sociais do governocomo o BPC e a Tarifa Social de Energia Elétrica.

E não basta apenas fazer o primeiro cadastro, visto que os beneficiários precisam fazer atualizações periódicas das informações.

A partir das últimas atualzações do governo, o cidadão pode usar a internet e os celulares para realizar a atualização das informações remotamente.

Por que manter o CadÚnico em dia?

Em primeiro lugar, todos os beneficiários do Bolsa Família têm o dever de fazer a atualização do CadÚnico, o que é fundamental para seguir recebendo o benefício.

Caso a pessoa não envie os dados atualizados, corre o risco de perder o Bolsa Famíliavisto que a falta de atualização do CadÚnico é o principal motivo para isso.

Além de perder os benefícios que já tem, a falta de dados do CadÚnico pode também impedir o acesso a outros benefícios frequentemente liberados pelo governo.

Portanto, manter o CadÚnico em dia é fundamental para receber tudo o que tem direito em termos de benefícios sociais do governo.

Como atualizar o CadÚnico pela internet?

Atualmente, você pode usar o app oficial do CadÚnico, uma boa maneira para usar a internet para confirmar os seus dados.

Veja o passo a passo:

  • Baixe o applicativo do CadÚnico;
  • Faça o login com suas credenciais do portal Gov.Br;
  • Se você não tem um cadastro, faça um;
  • Uma vez no app, selecione a opção “Atualização cadastral por confirmação”;
  • Veja os seus dados e faça as possíveis mudanças, como informações de contato e de endereço;
  • Finalize o processo de revisão.

Por meio do uso do app, o beneficiário pode realizar essas mudanças leves, confirmando um dado ou outro sem grandes problemas.

No entanto, para alterações de renda e composição familiar será preciso agendar um atendimento no CadÚnico.

Como realizar o pré-cadastro?

Se você ainda não fez o cadastro no CadÚnico ou precisa fazer mudanças mais fortes, terá que realmente que ir até a unidade mais próxima do CRAS.

Nesse sentido, você pode usar o app para fazer o pré-cadastro e agendar a sua visita ao CRAS, o que vai ajudar bastante a otimizar o processo.

Para isso, entre no app do CadÚnico e faça o login com o seu cadastro no portal Gov.BR.

Dentro do aplicativo, selecione a opção de “pré-cadastro” para preencher as informações pessoasi, pricipalmente endereço e composição familiar.

Após fazer o pré-cadastro, o cidadão precisa comparecer ao CRAS em até 120 dias corridos, levando documentos de identificação como identidade e CPF de todos os membros familiares. 

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.