Campanha urgente: Vacinas extras chegam ao RJ para combater avanço do sarampo
Campanha urgente: Vacinas extras chegam ao RJ para combater avanço do sarampo.

O governo preparou uma imunização em massa para a população de nove cidades do estado do Rio de Janeiro.
Ao todo, serão mais de um milhão de doses para frear o avanço do sarampo no Rio. Confira!
Ministério da Saúde anuncia 1 milhão de doses extras
O governo definiu na terça-feira, 1º de abril, a nova estratégia de imunização em 3 etapas para o estado do Rio.
Ao todo, serão mais de um milhão de doses da vacina tríplice viral para bloquear o avanço do sarampo na população de 6 meses a 59 anos de idade.
A motivação para a estratégia foi o registro de dois casos na cidade de São João do Miriti, pedindo medidas emergenciais dos especialistas em saúde.
O Ministro Alexandre Padilha falou sobre a decisão em publicação oficial do governo:
“Vamos reafirmar a capacidade de resposta do SUS, do nosso país, e mostrar que podemos e vamos manter o certificado de eliminação do sarampo”.
Quais as cidades prioritárias?
De acordo com a estratégia do governo, essas são as cidades prioritárias para a campanha de vacinação do governo:
- Duque de Caxias, Mesquita, Belford Roxo, Nilópolis, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro (Região de Saúde Metropolitana I);
- São Gonçalo e Niterói (Região de Saúde Metropolitana II).
Como funcionará a estratégia?
A primeira etapa da vacinação começa no sábado, dia 7 de abril, primariamente em escolas, creches, serviços de saúde, redes de turismo, forças de segurança e trabalhadores de transporte individual e coletivo.
Além disso, a primeira etapa ainda vacinará as pessoas em situação de rua, um dos focos iniciais da campanha de saúde do governo.
Por sua vez, a segunda etapa começa já no final de abril, com foco em universidades e escolas de ensino técnico e trabalhadores de saúde.
Já a terceira parte da campanha começará, provavelmente, na segunda semana de maio, com prioridade para pontos volantes, como locais públicos e de grande movimentação.
Foco no combate à doença
De acordo com o governo, o Brasil segue focado na luta contra o sarampo, visto que o país foi novamente reconhecido como livre da doença pela OMS ainda em 2024.
Para manter o posto, o Brasil precisa seguir combatendo os casos, como registrado na capital federal.
Na ocasião, uma passageira que veio de fora do Brasil foi diagnosticada com a doença, mas sem possibilidade de rastreio.
Qual a importância de combater o sarampo?
O combate ao sarampo é essencial para proteger a saúde pública e evitar surtos dessa doença altamente contagiosa.
Causado por um vírus, o sarampo pode levar a complicações graves, como pneumonia, encefalite e até a morte, especialmente em crianças pequenas e pessoas com o sistema imunológico enfraquecido.
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção, garantindo imunidade individual e contribuindo para a chamada imunidade coletiva, que protege aqueles que não podem ser vacinados.
Além de reduzir o risco de epidemias, combater o sarampo diminui a sobrecarga nos sistemas de saúde e evita gastos desnecessários com tratamentos.
Por isso, manter a caderneta de vacinação em dia e conscientizar a população sobre a importância da imunização são medidas fundamentais para conter o avanço da doença.




Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.