Clientes Caixa terão direito a isenção de imposto em compras no cartão de crédito; entenda
A partir de agora, os clientes da Caixa terão direito à isenção de impostos em compras com alguns cartões de crédito do banco, uma medida importante para te ajudar a economizar dinheiro.
Nesse sentido, a Caixa anunciou que os titulares de cartões Visa Infinite e Visa Platinum estão isentos do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) em compras internacionais.
Porém, tem algumas regras mais específicas que você precisa saber para aproveitar o benefício, e você pode ver todas as condições!
Qual a nova atualização da isenção de IOF?
De acordo com a nova resolução da Caixa Econômica Federal, os titulares de cartões com as bandeiras Visa Platinum e Visa Infinite terão isenção do IOF em compras realizadas em lojas físicas fora do Brasil.
E as regras já estão válidas para este mês de julho. Vale ressaltar que a medida não funciona no mundo on-line, mas apenas para estabelecimentos físicos, independente da natureza do produto ou serviço.
Além disso, a medida anunciou um cashback de 4.38%, o mesmo valor do IOF, creditado na fatura de quem se cadastrar na promoção.
Mais detalhes da isenção do IOF
A oferta da Caixa para as compras fora do Brasil começou a valer em 1º de julho de 2024, indo até o dia 30 de setembro de 2024.
A instituição também colocou um limite de valor agregado para cada CPF: R$438,00. Vale lembrar que isso não é o valor da compra, mas sim o valor do cashback máximo.
Nesse sentido, a promoção especial da Caixa atinge somente os titulares de cartões Visa Platinum e Infinite. E você precisa se cadastrar na promoção. O cashback é creditado em até 45 dias úteis após a compra.
Qual o objetivo da isenção?
Em primeiro lugar, o mercado de cartões de crédito ganhou alta concorrência recentemente, e o objetivo da Caixa é de chamar mais público e fidelizar os seus clientes.
Além disso, a medida entra em uma série de novas resoluções que o Brasil tem tomado para aderir à OCDE, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
Nesse sentido, uma das metas do governo é reduzir e até extinguir o imposto sobre cre´dito e câmbio. A partir de janeiro de 2025, o IOF geral será de 3.38%.
Jé em 2026, o imposto cai para 2,38% e, no ano seguinte, para 1,38%. A partir de janeiro de 2028, o IOF passará a ser zero em todas as transações.
Dicas para economizar com o cartão de crédito
Hoje em dia, ter um cartão de crédito é muito importante, mas você precisa se planejar de maneira assertiva. Em primeiro lugar, busque uma opção condizente com a sua renda.
O crédito é de fato uma boa alternativa para gerir as finanças, mas mesmo com a possibilidade de pagar depois, você precisa realizar gastos que também estão dentro de sua realidade.
Por fim, uma boa alternativa é justamente buscar um cartão de crédito com benefícios, cashback e outros acessos, desde que eles estejam de acordo com o seu contexto de receitas e despesas.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.