Como dar Entrada na Aposentadoria do INSS em 2023? (Atualizado)

Muitas pessoas têm dúvidas de como dar entrada na aposentadoria do INSS em 2023. Em razão disso, selecionamos os principais pontos e instruções sobre como dar entrada na aposentadoria do INSS em 2023. Veja a seguir detalhes abaixo.

Como dar entrada na aposentadoria do INSS em 2023

Como dar entrada na aposentadoria do INSS em 2023


Quem tem direito à aposentadoria do INSS?

Antes de dar entrada na aposentadoria do INSS, é preciso entender qual o benefício é de direito.

Geralmente, são comuns ao INSS 4 tipos de aposentadoria, são elas: Aposentadoria por tempo de contribuição por pontos, aposentadoria por pontos, aposentadoria especial, aposentadoria por tempo de contribuição com atividade especial e aposentadoria por idade.

Aposentadoria por tempo de contribuição por pontos foi estabelecida após a Reforma da Previdência sendo que é necessário contribuição de 30 anos para mulher e 35 anos de contribuição para homens.

Observa-se que a regra de transição e consequentemente os pontos, aumentam com o passar dos anos. Para 2023 é necessário que haja a pontuação de 100 pontos para homens e 90 pontos para mulheres.

A aposentadoria especial é para aquelas pessoas que estão em trabalho de risco, dessa forma o tempo de contribuição varia de 15 até 25 anos a depender da atividade. Os pontos também são levados em consideração.

✓ Veja as informações mais buscadas pelos beneficiários:

25 anos para 86 pontos, 20 anos para 76 pontos, 15 para 66. O principal benefício é que não existe idade mínima para se aposentar.

A aposentadoria por tempo de contribuição com atividade especial leva em consideração vantagens no benefício. 

Portanto, atividades insalubres ou também chamadas perigosas são analisadas no momento do cálculo da aposentadoria. Geralmente, há adicional de 20% para mulher em atividade especial e 40% para homem.

A aposentadoria do INSS por idade urbana exige uma idade de 62 anos para mulheres e 20 anos para homens, assim como contribuição de 15 anos para mulher e 20 anos para homem. Veja a seguir os detalhes de como dar entrada na aposentadoria do INSS em 2023.


Como dar entrada na aposentadoria do INSS em 2023? 

O processo de entrada na aposentadoria pode ser feito na modalidade remota através do aplicativo Meu INSS ou por meio do telefone 135.

O formato de solicitação para aposentadoria acontece de forma similar, porém, o contribuinte só precisa inserir qual tipo de benefício no momento da solicitação que pode ser feita pela internet.

O processo também pode ser feito através do site do Meu INSS.  Veja a seguir como dar entrada na aposentadoria do INSS em 2023:

  • Realize o cadastro ou preencha o login com nome e senha;

  • Vá para pedir aposentadoria;
  • Escolha o tipo de aposentadoria.

No ato do preenchimento, o portal do meu INSS vai fazer alguns questionamentos. O período de contribuição, assim como a vida previdenciária do trabalhador, vai ser levado em consideração para o cálculo da aposentadoria

Para as pessoas que desejam dar entrada na aposentadoria rural, o procedimento é o mesmo, porém após a escolha do pedido de aposentadoria o contribuinte precisa clicar no ícone relacionado à aposentadoria por idade rural.

Se você deseja dar entrada no benefício por invalidez, o procedimento acontece de forma diferente. Veja a seguir detalhes de como dar entrada na aposentadoria do INSS em 2023  por invalidez.

✓ Saiba como se informar sobre seu INSS sem sair de casa:


Como dar entrada na aposentadoria do INSS em 2023 por invalidez?

Para saber como dar entrada na aposentadoria do INSS em 2023  por invalidez basta seguir o passo-a-passo abaixo:

  •  Acesse o portal ou aplicativo Meu INSS informado acima;
  •  Ir para  agendar perícia;
  •  Direcionar de forma presencial na data e no horário estipulado pelo INSS.

O processo de aposentadoria por invalidez acontece de forma diferente já que é necessária a realização da perícia médica por um profissional de saúde vinculado ao INSS.

Dessa forma, há análise sobre as atividades desenvolvidas, assim como laudos são necessários para a realização desse procedimento.

Para mais detalhes sobre as aposentadorias do INSS, continue acompanhando este Portal.

 

Tadeu Castro
Escrito por

Tadeu Castro

Tadeu Castro é formado em Direito e graduando em Jornalismo. Atua como redator desde 2018 e está sempre pesquisando sobre os direitos dos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, afim de reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis para nossos leitores.