Como consultar benefício INSS pelo CPF em 2023 pelo portal Meu INSS?

Tadeu Castro

27 de janeiro de 2022

Muitas pessoas têm dúvidas de como consultar benefício INSS pelo CPF em 2023 pelo portal Meu INSS. Para isso, separamos um passo a passo com exemplos e utilizando informações sobre como utilizar a modalidade online de atendimento. Veja mais detalhes e saiba como consultar benefício INSS pelo CPF em 2023 pelo portal Meu INSS.

Como consultar benefício INSS pelo CPF em 2023 pelo portal Meu INSS

Como consultar benefício INSS pelo CPF em 2023 pelo portal Meu INSS

O que é INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social, mais conhecido como INSS, é um órgão da categoria Federal que organiza, administra e ampara os segurados, assim como as informações sobre os benefícios.

Portanto é o responsável pelos assuntos relacionados à Previdência de contribuintes e Trabalhadores de modo geral.

Foi criado no final dos anos 90 com a união de dois institutos já existentes. O INPS – Instituto Nacional de Previdência Social e o Instituto de Administração financeira da Previdência Social (IAPAS).

Como o INSS tem responsabilidade sobre o Regime Geral de Previdência Social e as políticas são voltadas para cumprimento das regras e amparo aos beneficiários, ela tem relação direta com o Ministério da Economia.

Veja a seguir mais informações e saiba como consultar o INSS.

✓ Veja informações sobre a Perícia Médica INSS 2023:


Quais são as formas de atendimento do INSS 2023?

Com a ampliação dos atendimentos aos beneficiários, o Instituto Nacional do Seguro Social atende de forma presencial ou online.

A modalidade remota funciona por meio do aplicativo Meu INSS ou do telefone, ligado diretamente à central de atendimento.

Através das modalidades remotas, uma gama de atendimentos podem ser concretizados sem a necessidade do segurado dirigir-se às agências da Previdência Social.

Dessa forma, pode ser utilizado para acessar extratos, realizar consultas, fazer agendamento, solicitações, pedidos, análises e reclamações, por exemplo.

Uma forma ainda mais fácil de ter o atendimento de forma individualizada através do portal meu INSS.

Isso pode ser explicado pelo fato de que há a necessidade de um cadastro prévio em que o segurado deve inserir login e senha para acessar os serviços.

O atendimento é seguro e por meio do portal, os contribuintes podem ter acesso aos assuntos financeiros.

O telefone de atendimento é o 135 funciona de segunda a sábado das 7 horas às 22 horas.

Para ser atendido, é preciso informar o CPF, data de nascimento, nome do segurado CNPJ, NIS, além de esclarecer o motivo da ligação.


Quais são os benefícios oferecidos pelo INSS?

Como mencionado, o INSS tem a função de amparar os beneficiários e contribuintes do órgão. Desse modo, os benefícios previstos pela previdência são:

  •  Auxílio-doença;
  •  Auxílio reclusão;
  •  Pensão por morte;
  •  Pensão especial;
  •  Aposentadoria especial;
  •  Aposentadoria por tempo de serviço;
  •  Aposentadoria por invalidez;
  •  Aposentadoria por idade;
  •  Salário família;
  •  Salário maternidade.

Para ter acesso aos benefícios citados acima é preciso contribuir com o DAS- MEI, caso seja microempreendedor individual ou contribuir de forma facultativa por meio da inscrição do INSS.

Estudantes e desempregados também podem contribuir, já os trabalhadores formais que são regidos pela CLT contribuem com INSS de forma automática.

✓ Veja os artigos mais buscados pelos beneficiários do INSS:


Como consultar benefício INSS pelo CPF em 2023 pelo portal Meu INSS?

Muitos segurados tem dúvidas de como consultar benefício INSS. Para ter acesso às informações mas só seguir o passo a passo abaixo:

  •  Insira o CPF e senha;
  •  Acesse o sistema.

Depois das informações inseridas acima, o próprio Portal vai se encarregar de explicar toda a vida financeira daquela pessoa. Para ter acesso às informações sobre o número do benefício, basta clicar em ”detalhar”.

A ação também pode ser feita através do aplicativo Meu INSS. Para isso, é necessário que haja o acesso através do Portal do Governo Federal, depois disso, insira o CPF e clique em continuar.

Todos os serviços disponíveis no portal também são oferecidos pelo aplicativo. Para mais detalhes de como consultar benefício INSS, continue acompanhando este portal.

 

Tadeu Castro
Escrito por

Tadeu Castro

Tadeu Castro é formado em Direito e graduando em Jornalismo. Atua como redator desde 2018 e está sempre pesquisando sobre os direitos dos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, afim de reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis para nossos leitores.