CRAS faz visitas para verificar beneficiários do Bolsa Família: quem será visitado?

CRAS faz visitas para verificar beneficiários do Bolsa Família?

Esta é uma notícia que repercutiu entre beneficiários nos últimos dia, mas o MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) desmentiu isso.

Exploramos essa questão a seguir, mostrando a importância de seguir a rigor as condicionalidades do programa.

Uma família em frente de sua casa ao saber que o CRAS faz visitas para verificar beneficiários do Bolsa Família
Imagem: Reprodução

CRAS faz visitas para verificar beneficiários do Bolsa Família?

As visitas dos assistentes sociais do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), fazem parte do processo de acompanhamento das famílias beneficiárias do Bolsa Família.

Informações recentes, de fontes pouco confiáveis, destacaram que não atender a estas visitas levaria à exclusão automática do programa.

Contudo, o governo desmentiu isso, apontando que não se trata de motivo para o cancelamento imediato do benefício.

Estas visitas verificam as condições das famílias e ajudam na inclusão de outras políticas públicas, se necessário.

De todo modo, é importante que os beneficiários estejam abertos a receber essas visitas, pois elas reforçam o compromisso do governo com a transparência.


Falsa a notícia da frequência escolar de 90%

Outro rumor que circulou na internet fala que os estudantes beneficiários do Bolsa Família com menos de 90% de frequência escolar, podem perder o benefício.

Entretanto, o MDS também desmentiu esta informação.

O programa, de fato, exige um acompanhamento da frequência escolar das crianças e adolescentes, mas ocorrem da seguinte forma:

  • Crianças de 4 a 5 anos ─ frequência mínima de 60%;
  • Adolescentes de 6 e 18 anos ─ mínimo 75% de frequência nas aulas.

Caso o estudante não atenda a essa condicionalidade, há uma notificação que orientará a família a regularizar a situação.

Apenas em casos de reincidência e sem justificativa é que há risco de suspensão ou cancelamento do benefício.

Quais são as principais condicionalidades do Bolsa Família?

Além de garantir uma renda mínima às famílias em situação de vulnerabilidade social, o programa também impõe algumas condicionalidades.

O objetivo é transpor o limite de um benefício de transferência de renda, promovendo o rompimento do ciclo de pobreza. Entre essas condicionalidades se destacam:

  1. Manutenção da frequência escolar;
  2. Atualização do calendário de vacinação de crianças na primeira infância;
  3. Acompanhamento da saúde de crianças e gestantes.

Essas regras não são para excluir beneficiários, mas para garantir suporte e orientação às famílias que precisam ter acesso a direitos básicos.


Atenção com a divulgação de Fake News

Com a proliferação de notícias falsas sobre o Bolsa Família, é vital acompanhar atualizações de fontes oficiais. Um exemplo é o portal do Governo.

Caso continue com dúvidas, a recomendação é para procurar uma unidade do CRAS próxima para confirmar a informação.

Para quem vive em condições de vulnerabilidade, estas notícias causam medo e confusão.

Por este motivo, o governo vem investindo mais em campanhas de conscientização para evitar danos aos beneficiários do Bolsa Família e a outros programas sociais.

Assim, o CRAS faz visitas para verificar beneficiários do Bolsa Família, em algumas ocasiões. No entanto, não há uma relação com exclusão automática do programa.

De todo modo, o MDS reforça que é fundamental cumprir as condicionalidades, mas qualquer alteração nas regras, comunicaremos por aqui!

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.