Criança com TDAH tem direito a BPC Loas? Regras da perícia

Será que criança com TDAH tem direito a BPC Loas? Veja agora as regras da perícia!

Criança com TDAH tem direito a BPC Loas? Regras da perícia
Foto: Edição BT

Ao longo dos últimos anos, tem aumentado a compreensão geral sobre o TDAH e outros transtornos mentais, o que auxilia a melhorar a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo.

No Brasil, o BPC é um benefício importante para a população, mas será que é possível conseguir? Veja agora!

O que é o BPC LOAS?

O BPC Loas é um benefício de um salário mínimo oferecido para as pessoas acima dos 65 anos de idade.

Além disso, o BPC Loas também está disponível para os cidadãos portadores de deficiência de qualquer idade, atingindo uma grande variedade de possibilidades.

O que é o TDAH?

De acordo com o governo brasileiro, o Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade – TDAH é um transtorno neurobiológico de causas genéticas.

Os sintomas do TDAH incluem agitação, inquietação, movimentação pelo ambiente e outros.

No geral, trata-se de um diagnóstico complexo, visto que pode vir acompanhado de outros transtornos psicológicos e fisiológicos.

Segundo a Associação Brasileira de Déficit de Atenção, mais de 70% das crianças apresentam outra comorbidade.

O TDAH apresenta vários níveis, tanto em adultos quanto em crianças, e o comprometimento das funções diárias vai depender de cada caso.

O TDAH em crianças pode dar direito ao BPC LOAS?

O BPC pode ser liberado para crianças que possuem deficiências e doenças graves limitantes e que exigem cuidados especiais.

Nesse sentido, o benefício social do governo é bastante amplo para deficiências físicas, motoras, psicológicas e psiquiatras.

Por isso, a resposta é depende. Se o TDAH exige cuidados especiais com a criança, principalmente dos pais, pode se encaixar no BPC LOAS.

Quem define o nível do TDAH?

O laudo de TDAH só dá direito ao BPC Loas se exige atenção e cuidados para a criança por conta do transtorno.

Como não se trata de uma incapacidade para o trabalho, visto que tratam-se de crianças, é levado em conta o nível de exigência de auxílio dos pais, cuidados, medicamentos e outros gastos.

Por sua vez, o laudo é emitido por um médico especializado, que poderá descrever as necessidades da criança para justificar o benefício.

Normalmente, são neurologistas e psiquiatras que emitem laudos relativos ao TDAH, visto que são os profissionais proficientes em saúde mental.

Nesse sentido, os pais precisam procurar um bom médico para receber o laudo completo, já que o TDAH também pode vir acompanhado de outros transtornos, como o TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada).

Como solicitar o BPC Loas por TDAH?

Em primeiro lugar, você precisa pegar o laudo médico que justifique a solicitação do benefício para criança.

Atualmente, o cidadão brasileiro pode usar o Atestmed, serviço online para o envio de laudos médicos em solicitações de benefícios do INSS.

Após fazer a solicitação pelo app ou pela Central de Atendimento 135, você precisa enviar o laudo completo pelo app Meu INSS ou em uma agência.

Em alguns casos, o INSS pode exigir uma perícia médica para liberar o benefício.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.