Cuidado! Novo golpe do PIX deixa brasileiros em alerta; veja o que fazer
Veja com cuidado: novo golpe do PIX deixa brasileiros em alerta; veja o que fazer!
O Pix é o principal método de pagamento em vigência no Brasil, principalmente para compras e vendas diretas no comércio, confira o novo golpe na praça!
Por que o Pix é alvo de golpes?
Em pouco menos de 4 anos de idade, o Pix tornou-se o método de pagamento preferido dos brasileiros, funcionando em todo e qualquer momento.
Por conta do crescimento expressivo, também atraiu a atenção dos golpistas, visando retirar dinheiro por meio do Pix.
E isso não acontece exatamente só por uma insegurança do Pix, mas também pelo alto volume de transações, o que acaba atraindo ainda mais atenção.
Qual o aumento dos golpes do Pix?
Junto do crescimento do Pix, veio a ocorrência de golpes. Nesse sentido, de acordo com o Scamscope, realizado pela empresas ACI Worldwide e GlobalData, as perdas com fraudes ultrapassarão os 600 milhões de dólares.
Isso significa que, até 2027, pelo menos 3,7 bilhões de reais serão perdidos com golpes do Pix, um número bastante expressivo para o público brasileiro.
Quais os principais golpes do Pix atualmente?
Veja alguns dos principais golpes do Pix atuais:
1. Golpe do Pix errado
O golpe do Pix errado tornou-se um dos principais na atualidade, principalmente por conta do formato engenhoso criado pelos criminosos.
E isso funciona da seguinte maneira: você recebe um Pix de uma pessoas desconhecida, com valores variados, mas geralmente não absurdamente muito altos.
Logo depois, você recebe um telefonema de uma pessoa pedindo para devolver o valor em outra conta Pix.
Por isso, é mais comum que esse tipo de golpe aconteça com quem usa o número de telefone celular como chave Pix.
O golpista convence a pessoa a mandar o dinheiro, com o argumento de que não terá prejuízo na conta, visto que parece tratar-se apenas de devolução.
O problema é que, o golpista pede o reembolso para outra conta, e o Banco Central caracteriza esse processo como um golpe.
A partir disso, o banco identifica o processo todo como uma tentativa de golpe, e tira o dinheiro da conta da vítima, enviando novamente para a primeira pessoa do Pix.
2. Phishing
O phishing é uma técnica de golpe que, como o próprio nome diz, trata-se de uma ‘pescaria’ para selecionar as vítimas.
Dessa maneira, os golpistas disparam em massa mensagens de tudo quanto é assunto, normalmente com promessas milagrosas ou assuntos bastante alarmistas para convencer o público a tomar ações.
Nesse sentido, as mensagens geralmente pedem algum tipo de envio de dinheiro, tratando-se então de mais um golpe do Pix.
3. Clonagem de WhatsApp
A clonagem de WhatsApp é um golpe mais arrojado, em que os bandidos conseguem tomar o número de WhatsApp da pessoa.
A partir disso, busca os contatos da vítima para pedir transferências Pix, principalmente para contatos salvos como parentes mais próximos.
Esse é um golpe mais difícil de se prevenir, principalmente porque não há controle sobre o que os bandidos podem fazer fora do seu alcance, então, o mais indicado é não fazer transferências antes de telefonar para a pessoa.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.