Direitos INSS para Pessoas com Depressão 2023

Tadeu Castro

20 de outubro de 2022

Os direitos INSS para pessoas com depressão 2023 tem sido um dos temas mais buscados na grande rede. Levando em conta a importância do assunto, trouxemos detalhes sobre os direitos, benefícios e regras. Para saber mais sobre os direitos INSS para pessoas com depressão 2023, continue acompanhando.

Direitos INSS para pessoas com depressão 2023

Direitos INSS para pessoas com depressão 2023

Quanto tempo o INSS pode afastar por depressão?

Muito se fala sobre as doenças graves ou incapacitantes no qual uma pessoa pode ser afastada pelo INSS.

Entretanto, há poucas informações sobre a relação entre depressão e Previdência Social.

Antes de mais nada, é importante destacar que a depressão é uma doença crônica que atinge mais de 10% da população brasileira que tem mais de 18 anos. Esses dados são de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IBGE.

Mediante os sintomas causados pela depressão, muitas pessoas se veem impossibilitadas de exercer atividades laborais já que a doença pode afetar o rendimento no ambiente de trabalho.

✓ Veja também:

Porém  muitas pessoas não sabem que a depressão dá direito ao afastamento junto ao INSS.

Para que de fato o indivíduo seja afastado do ambiente de trabalho é necessário a comprovação por meio de laudo médico de que a única para cidade de exercer aquela determinada atividade.

Sendo assim, se você precisa comprovar a doença e afastar  do seu trabalho saiba que precisa comprovar a condição por meio de laudo médico ou atestado médico.

Imagem: Pexels

 É importante saber também em que caso haja uma solicitação de afastamento por mais de 15 dias de forma intercalada ou em dias corridos você pode solicitar uma perícia junto ao INSS para que seja avaliado e analisado a sua situação.

Veja mais detalhes e saiba  direitos INSS para pessoas com depressão 2023.


Quais são os direitos de quem tem depressão?

Um paciente com depressão pode ser amparado pelo INSS através de dois benefícios sendo o auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez em casos mais graves.

Como mencionado acima para ter direito ao benefício receber o valor mensal é necessário que um indivíduo passe pela perícia para comprovar condição.

O auxílio-doença é disponibilizado as pessoas que tem alguma doença de caráter psíquico ou físico entretanto se difere da aposentadoria já que este de caráter temporário.

Para receber os benefícios e necessário ser um segurado do INSS e está em dia com com a Previdência Social.

✓ Veja também:

O agendamento do atendimento é feito através do telefone 135. A solicitação também pode acontecer através do aplicativo meu INSS ou por meio do site.

Imagem: Extra

 


Como é a perícia do INSS para depressão?

Se você for precisar passar pela perícia do INSS para ter direito ao benefício é preciso ter em mente algumas dicas.

Além do agendamento, você vai precisar levar toda documentação que comprova sua condição sendo assim acompanha a lista abaixo:

  •  RG;
  •  CPF;
  •  Carteira de trabalho;
  •  Laudos médicos

Todos os documentos citados acima são fundamentais para fazer a solicitação do benefício.

É importante você saber que não adianta levar qualquer outro tipo de exame que não tem relação com a doença. Receitas médicas também são bem-vindas no momento da perícia.

Fachada da Previdencia Social (INSS), em Brasília. | Sérgio Lima/Poder360 05.jan.2022

 Antes de tudo, a perícia médica vai analisar toda documentação entregue além de verificar informações sobre os exames, medicações e fazer uma avaliação do comportamento como um todo.

É importante você lembrar que caso seja o último dia de trabalho deve levar uma declaração assinada pelo seu empregador ou empresa na qual você exerce as atividades laborais.

Por fim, para mais detalhes sobre os direitos INSS para pessoas com depressão 2023, continue acompanhando o nosso portal.

Tadeu Castro
Escrito por

Tadeu Castro

Tadeu Castro é formado em Direito e graduando em Jornalismo. Atua como redator desde 2018 e está sempre pesquisando sobre os direitos dos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, afim de reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis para nossos leitores.