Divulgada lista com 11 benefícios para idosos com mais de 60 anos; confira se você tem direito

Preparamos uma incrível lista com 11 benefícios para idosos com mais de 60 anos e você vai se impressionar com o último benefício!

Você certamente já sabe que os idosos contam com alguns benefícios. Se você tem mais de 60 anos ou conhece alguém com esta idade, vai se interessar em conhecer esta lista com 11 benefícios para idosos com mais de 60 anos.

A primeira, e não poderia ter melhor para iniciar a nossa lista, você já conhece, mas a última… Só quem está realmente por dentro das novidades, como as que reunimos aqui no Trabalhador Brasileiro.


11 benefícios para idosos com mais de 60 anos

O primeiro benefício é o atendimento preferencial. Quem não conhece este benefício tão importante e comum em filas e caixas de supermercados?

Ele mostra o respeito pelas pessoas de idade mais avançadas e a compreesão quanto às necessidades e atenção que este grupo merece.

Um idoso comemorando após ver a lista com 11 benefícios para idosos com mais de 60 anos
Imagem: Reprodução/Freepik

segundo benefício, útil para idosos, principalmente em cidades grandes é a isenção da tarifa em transporte público.

A pessoa deve ter mais de 65 anos para usufruir desse benefício e apresentar o RG ou documento de identidade para o motorista.

E já que falamos de transporte, engatamos no terceiro item de nossa lista, que é o direito ao assento preferencial em transportes públicos, o que se estende a alguns transportes de viagem.

Outro benefício muito interecessante é um incentivo para atividades culturais. Ou seja, meia-entrada para bilhetes de teatros ou bilhetes para o cinema, além de outros eventos.

Mas como a realidade de muitos idosos incluem mais cuidados, o próximo benefício tem isso em seu foco, e se trata do direito a medicamentos gratuitos pelo SUS. Os interessados têm acesso aos medicamentos por meio do programa “Farmácia Popular”.

Os próximos benefícios também são muito importantes para as pessoas que têm mais de 60 anos.

sexto benefício é a prioridade em processos judiciais. Quando se tem mais de 80 anos, os processos passam para um patamar de super prioridade

E quem tem plano de saúde, muita atenção. Afinal, após os 60 anos não é permitido haver o reajuste da mensalidade com base na faixa etária.

Se você tem mais de 60 anos, vai gostar de saber que outro benefício dessa lista é a prioridade em programas habitacionais. Desse modo, o idoso tem mais facilidade para comprar um imóvel, ou receber benefícios sociais.

Os próximos benefícios são em relação à isenção do IPTU e a isenção parcial ou total do Imposto de Renda. No segundo benefício, a isenção parcial é a mais comum, pois, para obter isenção total, é necessário ter se aposentado em quadros mais graves de saúde.

Por fim, chegamos ao último benefício.

Duas colegas idosas estão sentadas e tocam as mãos enquanto sorriem
Imagem: Reprodução/Freepik

Benefício de Prestação Continuada (BPC)

O Benefício de Prestação Continuada – BPC, está previsto na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS. Assim, ele concede ao idoso que vive na condição de uma renda per capita bruta de 1/4 do salário mínimo, um pagamento mensal de R$ 1412,00 (um salário mínimo).

Para obter mais informações, você pode conferir a página do governo ou se dirigir ao CRAS mais próximo e perguntar sobre como é possível receber este valor.

E esta foi a nossa lista com 11 benefícios para idosos com mais de 60 anosQuantos desses benefícios você já conhecia?

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista