Estou com nome sujo: Vai atrapalhar minha aposentadoria?

Se você está com nome sujo, será que há algum problema na aposentadoria? Essa é uma dúvida muito comum para quem teve algum problema recente, mas saiba que é preciso entender melhor as condições.

Estou com nome sujo: Vai atrapalhar minha aposentadoria?
Foto: Divulgação

A boa notícia é que, em condições normais, estar com o nome sujo não atrapalha a aposentadoria, mas pode impactar de uma série de outras maneiras em sua vida; veja mais detalhes!

O que é estar com o nome sujo?

Em primeiro lugar, falando de maneira geral, estar com o nome sujo é basicamente estar inadimplente, ou seja, não ter pagado corretamente uma ou uma série de dívidas registradas em seu nome.

Normalmente, quando você não paga uma dívida, a empresa encaminha o seu nome para órgãos como o SPC (Serviço de Proteção ao Consumidor) e ao Serasa.

Uma vez com o nome enviado, o que se chama propriamente de nome sujo, os sistemas dos órgãos de cobrança sabem que você está com dívidas pendentes. 

Como muitas empresas e serviços consultam esse tipo de órgão de cobrança, ao verificar que seu nome se encontra com inadimplência, o sistema recomenda que você não é confiável para crédito.

Quais os impactos do nome sujo?

No geral, o nome sujo impacta diretamente no crédito do cidadão. Em resumo, o crédito é uma espécie de taxa de confiança que uma instituição tem sobre as pessoas ou sobre outras empresas.

Assim, essa confiança permite a cessão de dinheiro, bens ou serviços. Logo, o crédito pode ser um empréstimo com valores em dinheiro ou um financiamento de um imóvel para o pagamento a longo prazo. 

Além disso, o crédito pode ser até mesmo os tradicionais cartões de crédito. Quando você está com o nome sujo, o seu crédito fica negativado.

Logo, quando for tentar algum empréstimo, financiamento ou até mesmo um cartão de crédito, dificilmente a pessoa com o nome sujo conseguirá a liberação.

Até mesmo planos especiais do governo como o Minha Casa Minha Vida podem ser diretamente impactados pelo nome sujo e pela consequente baixa pontuação de crédito.

O nome sujo impacta na aposentadoria?

Na verdade, o nome sujo não impacta na liberação da aposentadoria. Isso porque o INSS não leva este ponto em consideração ao liberar o benefício para os segurados.

Por sua vez, o INSS leva em conta outros fatores como tempo de contribuição e idade. Nos casos de aposentadoria por invalidez, a comprovação é feita mediante ao laudo médico.

Portanto, saiba que ter nome sujo e crédito negativado não vai barrar a sua aposentadoria, mas não exclui todos os outros problemas já mencionados.

O que pode barrar a aposentadoria?

Normalmente, a inconsistência do pagamento da contribuição ao INSS é um dos principais motivos para barrar a aposentadoria. 

Até mesmo o envio incorreto da documentação e a falta de provas para estabelecer o período de contribuição dão problemas para conseguir o benefício. No caso da idade, é mais fácil, visto que bastam as comprovações de identidade.

Quando trata-se de aposentadoria por invalidez, o que mais pode barrar é justamente a insuficiência do diagnóstico, normalmente com a negativa do médico responsável pela avaliação do contribuinte.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves