Extrato Previdenciário 2023: Consultar CNIS, Solicitação e Regras

Tadeu Castro

30 de agosto de 2022

O extrato previdenciário 2023 é de grande valia para os segurados. Portanto, levando em conta a importância do tema, trouxemos dados sobre como consultar CNIS, realizar solicitação e saber as regras do extrato previdenciário 2023.

Extrato previdenciário 2023

Extrato previdenciário 2023

O que é extrato previdenciário?

O conceito sobre extrato previdenciário é uma dúvida recorrente entre a população. Contudo, o documento trata-se de uma forma de esclarecer o vínculo Previdenciário e trabalhista do segurado levando em consideração o Registro no Cadastro Nacional de informações sociais -CNIS.

Além disso, é importante lembrar que o acesso às informações é facilitada para que todos os segurados possam identificar e solucionar possíveis irregularidades. O processo de verificação também funciona como uma forma de garantir a transparência da Previdência Social.

Portanto, vale ressaltar que a Previdência Social conta com extrato de pagamento de benefício, extrato de empréstimo consignado, extrato para Imposto de Renda.

✓ Saiba mais:

Imagem: Gazeta

O extrato para empréstimo consignado é importante para trazer informações relacionadas aos empréstimos realizados pelo segurado, assim como o valor das parcelas, margem, prazos assim como o nome da instituição financeira.

Além disso, o extrato de pagamento do benefício é direcionado para aquelas pessoas que recebem auxílio-doença, aposentadoria ou amparado por outros benefícios do INSS.

Portanto, veja a seguir as informações e saiba detalhes sobre o extrato previdenciário 2023.

✓ Veja mais informações importantes:


Como tirar o extrato previdenciário 2023 para Imposto de Renda?

O extrato previdenciário para Imposto de Renda é o documento utilizado para fazer a declaração sendo assim é uma forma de comprovar os rendimentos de determinado segurado.

Para ter acesso ao extrato Previdenciário é preciso que o segurado acesse o site ou o aplicativo do meu INSS.  Além disso informações sobre dados do segurado data de nascimento CPF precisam ser informados junto ao sistema.

Imagem: Meu INSS

Para ter as informações junto ao portal do INSS é necessário que antes seja feito um cadastro para isso basta seguir os passos abaixo:

  •  Acesse o aplicativo do meu INSS, site informado acima
  •  Vá para serviços;
  • Escolha a opção extrato certidões e declarações;
  • Escolha a opção extrato do Imposto de Renda;
  • Escolha o ano-calendário assim como o benefício em questão.

Na página inicial do portal também é possível encontrar a aba do extrato previdenciário para Imposto de Renda.

No entanto, presencialmente, o documento pode ser acessado através das agências de Previdência Social mas é preciso agendar o atendimento.


Como consultar o CNIS na internet?

Como mencionado acima, no extrato previdenciário constam as informações do CNIS. Entretanto, muitas pessoas têm dificuldades a ter esse acesso.

Por meio do que sistema, é possível identificar dados pessoais do segurado, assim como vínculos empregatícios, tipo de filiação, remuneração, competência, salários de contribuição, sendo que este consiste na base de cálculos para fazer o recolhimento junto ao INSS.

Da mesma forma que a dica anterior, você deve olhar todos os valores dos seus salários de contribuição. Essa dica é ainda mais preciosa porque ela influencia diretamente o valor do seu benefício, principalmente na aposentadoria, porque será feito um cálculo com a média destes salários de contribuição.

Desse modo, caso haja algum período em que houve uma contribuição errada, pode ser que o seu benefício no futuro venha mais baixo que o planejado.

Fonte: Ingrácio ADV

O documento também pode ser acessado para realizar o diagnóstico, correção de erros, assim com planejamento previdenciário e verificação de possíveis pendências.

O acesso pode ser feito através do portal específico do CNIS ,basta que o solicitante clique na aba cidadão.

Imagem: CNIS

Logo em seguida vá para inscrição e siga para afiliado. Desse modo, preencha as informações solicitadas.

Por fim, para mais detalhes sobre o extrato previdenciário 2023, continue acompanhando este portal. 

Tadeu Castro
Escrito por

Tadeu Castro

Tadeu Castro é formado em Direito e graduando em Jornalismo. Atua como redator desde 2018 e está sempre pesquisando sobre os direitos dos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, afim de reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis para nossos leitores.