Instabilidade no clima: chuva intensa pode marcar primeira semana de novembro; prepare-se!
Instabilidade no clima: chuva intensa pode marcar primeira semana de novembro; prepare-se!
O mês de outubro foi marcado por temporais em algumas regiões do Brasil, inclusive causando muitos problemas materiais e humanos.
Mas será que novembro vai começar da mesma maneira? Veja já as previsões!
Começo de novembro pode ter temporais!
Segundo com a própria Agência Brasil, o mês de novembro começa com riscos de temporais para as regiões centrais do Brasil.
Inclusive, de acordo com a metereologia, pode haver grandes chuvas nas regiões Sudeste, centro-oeste e norte/nordeste.
Nesse sentido, os moradores dessa região precisam ficar atentos com a previsão do tempo na cidade, principalmente para se proteger de temporais.
Ainda de acordo com as previsões, nas datas de 14 e 15 de novembro, justamente no feriado, será preciso ficar atento com os riscos de temporais.
Chuvas maiores na primeira quinzena de novembro
A previsão para o mês de novembro de 2024 é com maiores índices de chuva na primeira quinzena, começando o mês justamente com riscos de temporais.
Isso porque já se avança para o verão, trazendo o tipo de chuva típico da época, inclusive prometendo reabastecimento e melhora da situação hídrica do país.
Portanto, é necessário se planejar para os temporais, principalmente por conta dos riscos de alagamento, sobretudo nas grandes cidades do Brasil.
Diferenças ao redor do país
Enquanto a região centro-oeste e sudeste deve ter mais chuvas no começo de novembro, no Nordeste a tendência é de seca, com precipitação abaixo da média.
No entanto, a temperatura também deve ser diferente, sobretudo com frentes frias nas regiões centrais do Brasil.
Promessa de calor intenso
As previsões para o mês de novembro trazem temperaturas altas, podendo ser acima da média na região Nordeste, acima dos 28º graus.
No entanto, já para a região sudeste e centro-oeste, a promessa é de temperaturas um pouco mais amenas, principalmente por conta das chuvas.
Portanto, a expectativa é de que as temperaturas se mantenham próximas dos 30ºC na maior parte do Brasil.
Como se preparar para as chuvas intensas?
As chuvas intensas são um problema muito grave para todo o país, principalmente por gerar muitos riscos. Veja algumas dicas:
1. Prepare-se com antecedência
A primeira medida preventiva é acompanhar previsões meteorológicas e alertas de Defesa Civil para estar ciente de possíveis emergências com as notícias.
Com essa informação, as pessoas podem planejar deslocamentos e evitar áreas de risco, como encostas e regiões com histórico de alagamento.
2. Proteja sua casa
Em casa, é recomendável revisar o telhado, calhas e ralos, garantindo que estejam limpos e em boas condições, pois isso evita infiltrações e acúmulo de água.
Objetos soltos, como móveis e vasos, devem ser retirados de áreas externas, para evitar danos em caso de vento forte.
Também é prudente proteger documentos e objetos de valor em locais elevados e impermeáveis.
3. Mantenha um kit de emergência
Além disso, manter um kit de emergência com itens essenciais, como água, alimentos não perecíveis, lanternas e pilhas, pode ser crucial em situações de isolamento ou falta de energia.
A preparação também envolve um plano de evacuação em caso de deslizamento ou inundação, com todos os membros da família cientes dos procedimentos.
A prevenção e o planejamento são fundamentais para enfrentar chuvas intensas com segurança e tranquilidade.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.