Aviso IMPORTANTE: novo corte do Bolsa Família – dicas para evitar perdas
Um novo corte do Bolsa Família coloca em questão a utilização dos recursos por parte dos beneficiários.
Então, sim, se você estiver utilizando os recursos do benefício para algumas finalidades que não são as estipuladas para o programa.
Abaixo, você entende quem corre o risco de perder o direito ao Bolsa Família e quais são as mudanças que o governo pode aplicar, visando melhorar a eficácia do programa.
Qual o motivo do novo corte do Bolsa Família?
Uma auditoria feita recentemente pelo Banco Central (BC), levantou dados que chamaram a atenção do Governo.
Cerca de R$ 3 bilhões ─ do dinheiro repassado a beneficiários do Bolsa Família ─ teriam como destino final plataformas de aposta, isso apenas em agosto.
Em resposta a esta movimentação, o governo anunciou que intensificará as suas revisões e fiscalizações.
De todo modo, Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social, destacou que o objetivo do governo é apenas garantir que os recursos cumpram exatamente com o que o programa propõe.
Afinal, o seu objetivo é garantir que as famílias tenham um suporte para reduzir a desigualdade social, gerando melhores condições de vida.
Além disso, o ministro destacou que haverá um Grupo de Trabalho para garantir que a revisão dos beneficiários seja feita com ainda mais atenção.
Entre sua fala, também apontou a busca do governo para assegurar que o valor do benefício não seja desviado da sua finalidade.
Quem vai entrar no pente-Fino do Bolsa Família?
Inicialmente, o governo não tem um grupo específico. Contudo, a análise pode passar a cruzar as movimentações do CPF do beneficiário e suas respectivas transações com o valor do benefício.
Portanto, se você utiliza o dinheiro do Bolsa Família para fins que não são alimentação, saúde, educação ou moradia, você pode estar na mira do governo.
Desse modo, é fundamental ter atenção com a maneira e o destino para o qual você movimenta o valor recebido através do programa.
Beneficiários do Bolsa Família podem usar PIX?
Sim! O monitoramento do governo não recai sobre pessoas que utilizam este serviço de transferência bancária.
Aliás, recentemente fizemos um artigo explorando apenas este assunto.
Afinal, a dúvida se tornou comum entre beneficiários que temem o cancelamento do benefício.
Vai continuar o Bolsa Família em 2025?
Apesar das reformulações, cortes e mudanças, o Bolsa Família continuará dando suporte às famílias brasileiras em 2025.
Assim, é muito importante garantir que você ainda está em conformidade com todas as exigências para não ter o benefício bloqueado.
Entre os motivos mais comuns de bloqueio e suspensão do benefício é a falta de atualização do CadÚnico.
Para realizar a atualização, o responsável familiar só precisa se direcionar ao Centro de Referência e Assistência Social mais próximo em seu município.
No ato, leve os documentos de identificação de cada familiar. Inclusive, também preparamos um artigo especial para te mostrar como este processo é simples e vital para manutenção do Bolsa Família.
Para mais informações sobre benefícios e oportunidades especiais, não perca as novidades que trazemos todos os dias aqui, no Brasileiro Trabalhador!
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.