PIB do Brasil surpreende no 2º trimestre de 2024: Veja o impacto na economia
Veja a notícia: PIB do Brasil surpreende no 2º trimestre de 2024 e você pode ver o impacto na economia brasileira!
De acordo com os últimos dados, o PIB brasileiro cresceu 1,4% no segundo trimestre de 2024 e já acumulou mais de 3% no período de um ano; veja todas as informações!
Quais os dados sobre o PIB?
O PIB, ou simplesmente Produto Interno Bruto, é uma das métricas mais importantes para o país.
Isso porque é a soma de todos os bens e serviços produzidos em um determinado período, significando então o quanto o país produz de riquezas.
O PIB é importante para se ter uma noção da situação econômica do país, trazendo uma boa noção sobre o dinheiro que se movimenta no Brasil.
Veja os dados do PIB em 2024
Os dados mostram que o PIB avançou cerca de 1,4% no segundo trimestre (entre abril e junho) em comparação com o primeiro tremestre (de janeiro a março).
Na somatória anual, o PIB já cresceu cerca de 3,3% em um ano, superando a expectativa de 2,7% que foi projetada anteriormente para a economia nacional.
Nesse sentido, o PIB não recua consideravalmente desde 2020, quando o mundo passava pelo Covid-19, indicando contínuo aumento.
Confira os dados do PIB por setor
De acordo com os dados do IBGE, a indústria e o setor de serviços são responsáveis pela maior parte do crescimento do PIB em território nacional.
Esses foram os setores que mais contribuíram para o crescimento da economia nacional, trazendo bons pontos e boas projeções para as finanças.
Nesse sentido, a indústria avançou 3.9% e o setor de serviços cresceu 3,5%, responsável hoje por 70% da economia brasileira.
O setor que mais recuou foi a agropecuária, com recuo de 2.9% em relação ao ano anterior, justificado por condições climáticas adversas.
E os problemas climáticos se refletem em outros setores da vida, como na bandeira vermelha 2 da conta de luz.
Por outro lado, produções do café e da soja contaram com bom crescimento, apesar do recuo total.
O que esperar para o futuro?
Vale ressaltar que a conta foi feita por um ano, e não referente a 2024, mas sim ao período de 12 meses.
Por sua vez, o PIB totalizou cerca de R$ 2,89 trilhões no primeiro semestre de 2024, e o mercado financeiro aposta em um crescimento de 2,46% do PIB ao longo de 2024.
Para o Fundo Monetário Internacional, os valores são parecidos, com uma projeção de 2,4% do PIB para 2024.
Nesse sentido, para medir o crescimento da economia nacional, é preciso analisar a inflação, que também faz toda a diferença no momento de calcular o momento financeiro da nação.
De toda maneira, há muitas projeções positivas para o ano de 2024, inclusive pelos juros mais baixos e pela melhora do mercado de trabalho.
Por fim, o aumento do consumo se deu principalmente em áreas como serviços relacionados, informação e comunicação, comércio e atividades imobiliárias, alavancando bastante da economia nacional no período para as famílias brasileiras.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.