Quais são os Tipos de Aposentadoria INSS em 2023? Lista Completa

Tadeu Castro

3 de março de 2022

Muitas pessoas tem dúvidas sobre quais são os tipos de aposentadoria INSS em 2023. Em razão disso, separamos detalhes sobre documentos, como dar entrada no benefício e quais são os tipos de aposentadoria INSS em 2023. Acompanhe a seguir.

Quais são os tipos de aposentadoria INSS em 2023

Quais são os tipos de aposentadoria INSS em 2023

Aposentadoria INSS

A aposentadoria do INSS é um benefício disponibilizado aos brasileiros que cumprem a regra e atingiram uma idade limite e uma quantidade de pontos estabelecidos pelo órgão. É importante salientar que existem alguns tipos de aposentadorias.

Sendo assim, cada um tem sua especificidade assim como regras específicas. A Reforma da Previdência foi um fator que modificou alguns regulamentos para dar entrada no benefício. Veja mais detalhes e saiba quais são os tipos de aposentadoria INSS em 2023.

✓ Confira as informações mais buscadas sobre aposentadoria pelo INSS:

Imagem: Pexels


Como dar entrada na aposentadoria?

A solicitação da aposentadoria pode ser feita online. Dessa forma, não é preciso que o contribuinte dirija a unidade da Previdência de início. O primeiro passo é agendar o atendimento e inserir as informações que podem ser ditas por meio do telefone 135 ou através do portal do INSS.

Por meio do aplicativo também é possível realizar o procedimento. É necessário realizar um cadastro antes. Siga o passo a passo abaixo:

Imagem: Portal INSS

  • Entre com login e senha;
  • Clique em aposentadoria.
  • Reúna documentos comprovatórios;
  • Escolha o tipo de aposentadoria e envie.

É importante atentar quais são os tipos de aposentadoria INSS em 2023 justamente para que não tenha nenhum erro para realização do procedimento.

Imagem: Pixabay

Entre os documentos necessários estão:

  • Documento de identificação com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • CNIS;
  • Carnês de contribuição;
  • Carteira de Trabalho.

Os documentos precisam ser levados para o atendimento presencial. Essa é a última etapa, já que serão analisados os dados, verificação se o contribuinte já pode se aposentar e os cálculos serão feitos neste momento.


Tipos de aposentadoria INSS

Nem todo mundo sabe, mas existem 5 tipos de aposentadorias. Veja abaixo a lista completa:

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria rural;
  • Híbrida;
  • Pessoa com deficiência;
  • Tempo de contribuição

A aposentadoria por idade é a mais comum e, portanto, a mais conhecida. Para ser inserido neste grupo, é preciso a realização de 15 anos de contribuição. O quesito idade é o fator predominante.

Depois da Reforma da Previdência, as mulheres precisam ter 62 anos e os homens 65 anos. E importante lembrar que existem regras de transição que podem diminuir o tempo. A aposentadoria rural pode ser por idade, contribuição ou ainda por requisito especial.

No primeiro caso, os trabalhadores rurais não precisam comprovação de idade mínima, entretanto, é preciso que haja contribuição de 30 anos para mulheres e 35 para homens.

A categoria rural é para pessoas que não possui vínculo empregatício e o que tira da terra é para sustento próprio. Dessa forma, indígenas, pescadores artesanais ou áreas similares estão inclusos neste grupo. A aposentadoria rural por idade estabelece a idade de 55 anos para mulheres e 60 anos para homens. 

A aposentadoria híbrida para os trabalhadores rurais é a possibilidade de utilizar dados de contribuição com atividades laborais na cidade e na zona rural. É preciso 65 anos para homem e 62 anos para mulher.

✓ Confira também os posts mais acessados dos últimos dias:

Imagem: Wikimedia

20 anos de contribuição e 15 anos de contribuição, respectivamente. A aposentadoria por deficiência é para pessoas que apresentam a condição de grau leve, moderado ou severo. É preciso comprovação das informações e o período de contribuição é levado em consideração.

Grau leve de deficiência: 33 anos de contribuição, se homem ou 28 anos, se mulher; Grau moderado de deficiência: 29 anos, se homem ou 24 anos, se mulher; Grau grave de deficiência: 25 anos, se homem ou 20 anos, se mulher.

Fonte: Portal Contábil

Na categoria tempo de contribuição, assim como a aposentadoria rural, os contribuintes não precisam comprovar idade mínima. Basta ter contribuído com 35 anos, para homens e 30 anos para mulheres Para mais detalhes sobre quais são os tipos de aposentadoria INSS em 2023, continue acompanhando mais detalhes.

Tadeu Castro
Escrito por

Tadeu Castro

Tadeu Castro é formado em Direito e graduando em Jornalismo. Atua como redator desde 2018 e está sempre pesquisando sobre os direitos dos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, afim de reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis para nossos leitores.