Resultado de Perícia Médica INSS 2023: Consulta e Revisão

Tadeu Castro

25 de janeiro de 2022

O resultado da perícia médica INSS 2023 é uma das dúvidas mais frequentes entre os segurados ou pessoas que buscam atendimento no órgão. Por conta disso, separamos este texto com o intuito de informar sobre o resultado da perícia médica INSS 2023, assim como consulta e revisão do atendimento. Confira.

Resultado da perícia médica INSS 2023

resultado da perícia médica INSS 2023

Para que serve a perícia médica?

A perícia médica do INSS tem a principal função de analisar quem de fato tem direito ao benefício. Um médico vinculado ao INSS verifica a solicitação e faz uma análise sobre a situação de saúde do beneficiário.

Perguntas sobre vínculo empregatício, critérios que envolvam renda, atividade laboral exercida e o motivo da solicitação são algumas das perguntas feitas pelo profissional de saúde durante a perícia do INSS.

Em casos de deficiência, a perícia médica do INSS funciona para ter acesso ao laudo e dar entrada no benefício.

Quanto mais informações forem entregues por parte do beneficiário ou da família, melhor para a avaliação da perícia médica. Mas isso não significa que um profissional do INSS não vá avaliar o caso e identificar a necessidade de concessão (ou não) do benefício.

Veja a seguir como funciona o processo de agendamento da perícia e como acessar o resultado da perícia médica INSS 2023.

resultado da perícia médica INSS 2023

✓ Veja as informações mais buscadas sobre o INSS:


Como agendar a perícia INSS 2023?

O agendamento da perícia do INSS pode ser feito online ou presencial. Na modalidade remota, a população pode realizar o agendamento através do telefone 135, por meio do site ou aplicativo Meu INSS.

Contudo, presencialmente, basta se dirigir à alguma unidade do INSS, pegar uma senha e solicitar o serviço.

Apesar de alguns serviços oferecidos pelo INSS precisarem da realização de login e senha, o agendamento da perícia não precisa de tal ação. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

resultado da perícia médica INSS 2023

  • Clique em agendar perícia;

  • Informe os dados pedidos e realize o envio.

Além da perícia médica o INSS, serviços como emissão de guia de pagamento, autenticidade dos documentos, encontrar endereço de uma agência, comunicação de acidente de trabalho e calendário de pagamentos também não precisam de login prévio.

Veja a seguir detalhes e saiba como identificar o resultado da perícia médica INSS 2023.


Como acessar o resultado da perícia médica INSS 2023?

Após a realização do atendimento, os futuros beneficiários precisarão do resultado da perícia médica INSS 2023 para saber se o benefício foi liberado. A ação pode ser feita pelo telefone 135 e informar dados como data de nascimento, nome completo do paciente e CPF.

Quem desejar realizar o procedimento pela internet, precisará fazer um cadastro prévio com login junto ao portal do Governo Federal.

Por meio dessa senha, o contribuinte também tem acesso às informações por meio do aplicativo Meu INSS. De acordo com o órgão, o INSS pode liberar o resultado depois das 21 horas do dia em que foi realizado o procedimento.

Caso haja suspensão da perícia, o órgão entra em contato com o indivíduo para remarcar as datas.

No dia agendado para a realização da perícia em uma das agências do INSS, deve ser apresentado um documento de identificação com foto e o número do CPF e documentos médicos que demonstrem a causa do problema de saúde e o tratamento médico que foi indicado, a fim de que a perícia médica possa analisar e decidir manutenção do benefício.

Fonte: Portal Governo Federal

Para mais detalhes sobre este assunto, continue acompanhando este portal.

✓ Confira mais informações importantes sobre o INSS:

Tadeu Castro
Escrito por

Tadeu Castro

Tadeu Castro é formado em Direito e graduando em Jornalismo. Atua como redator desde 2018 e está sempre pesquisando sobre os direitos dos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, afim de reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis para nossos leitores.