Revelado o segredo: Como o WhatsApp fatura bilhões sem anúncios
Revelado o segredo: Como o WhatsApp fatura bilhões sem anúncios!
Você que usa o WhatsApp todos os dias, sabia que a empresa é multibilionária e uma das mais valiosas quando se fala em tecnologia?
Mas da onde o Whats tira o dinheiro? Entenda agora o que faz a marca tão valiosa!
Se é gratuito, como ganha dinheiro?
No dia a dia das transações financeiras, estamos acostumados que as empresas ganham dinheiro quando recebem por algum produto ou serviço.
Mas, e quando a ponta final do negócio não paga nada?
É exatamente isso que acontece com o WhatsApp. O consumidor final não paga nenhuma taxa ou assinatura.
Em primeiro lugar, o WhatsApp integra a Meta, multinaciona de tecnologia que também é a dona do Facebook e do Instagram.
Nesse sentido, sobreviveu também com os investimentos da empresa, que fatura bilhões e bilhões de dólares com publicidade.
Como o WhatsApp pode ser rentável?
Ao longo dos últimos anos, o WhatsApp vem aprimorando a plataforma para ganhar dinheiro das empresas.
Nesse sentido, o maior investimento é voltado para as empresas, que “pagam a conta” de quem usa o app apenas para se comunicar.
As empresas que pretendem ter uma conta de negócios e se comunicarem com os clientes, precisam pagar para enviar e receber mensagens.
Recentemente, as empresas também conta com a opção de usar um link direto para o WhatsApp em outras plataformas da Meta, como Facebook e Instagram.
Outro investimento recente da plataforma é em permitir transações em dinheiro diretos pelo app.
Por mais que não tenha “pegado” tanto no Brasil, principalmente pela facilidade do Pix, a funcionalidade vem buscando mercados ao redor do mundo.
WhatsApp usa estratégias tradicionais no mercado
O WhatsApp usa estratégias de mercado que não são nada novas quando se fala de tecnologia.
Funciona assim: ao começar as operações, uma empresa funciona de maneira totalmente gratuita, oferecendo seu serviço, como mensagens, interações e edição de fotos, totalmente de graça.
Ao longo do tempo, a empresa começa a acumular usuários, criando uma vasta audiência.
A partir desse número altíssimo de interações, começa a introduzir o pagamento de produtos, seja direta ou indiretamente.
É possível ver essa estratégia em vários serviços, que começam de maneira totalmente gratuita, mas vão ganhando funções premium ao longo do empo.
O WhatsApp, ao que tudo indica, não pretende cobrar o público nenhum tipo de assinatura, mas deverá focar nas empresas que querem utilizar o app para seus negócios.
Sabendo que conta com milhões de usuários, sobretudo no Brasil, consegue oferecer uma grande audiência como “moeda de troca”.
Quando não tem custo, o produto é você
Há uma máxima na área de tecnologia que “quando você não paga pelo produto, o produto é você”.
E isso não se trata de roubo de dados e algo desse tipo, mas também para construção de audiência e de dados.
Os usuários não pagam para assistir a vídeos no YouTube, por exemplo, mas cada view é cobrado dos anunciantes. Portanto, a sua atenção é uma mercadoria, entendeu como funciona?
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.