Revelado o segredo: Como o WhatsApp fatura bilhões sem anúncios

Revelado o segredo: Como o WhatsApp fatura bilhões sem anúncios!

Revelado o segredo: Como o WhatsApp fatura bilhões sem anúncios
Foto: Reprodução Forbes

 

Você que usa o WhatsApp todos os dias, sabia que a empresa é multibilionária e uma das mais valiosas quando se fala em tecnologia?

Mas da onde o Whats tira o dinheiro? Entenda agora o que faz a marca tão valiosa!

Se é gratuito, como ganha dinheiro?

No dia a dia das transações financeiras, estamos acostumados que as empresas ganham dinheiro quando recebem por algum produto ou serviço.

Mas, e quando a ponta final do negócio não paga nada?

É exatamente isso que acontece com o WhatsApp. O consumidor final não paga nenhuma taxa ou assinatura. 

Em primeiro lugar, o WhatsApp integra a Meta, multinaciona de tecnologia que também é a dona do Facebook e do Instagram.

Nesse sentido, sobreviveu também com os investimentos da empresa, que fatura bilhões e bilhões de dólares com publicidade.

Como o WhatsApp pode ser rentável?

Ao longo dos últimos anos, o WhatsApp vem aprimorando a plataforma para ganhar dinheiro das empresas.

Nesse sentido, o maior investimento é voltado para as empresas, que “pagam a conta” de quem usa o app apenas para se comunicar.

As empresas que pretendem ter uma conta de negócios e se comunicarem com os clientes, precisam pagar para enviar e receber mensagens. 

Recentemente, as empresas também conta com a opção de usar um link direto para o WhatsApp em outras plataformas da Meta, como Facebook e Instagram

Outro investimento recente da plataforma é em permitir transações em dinheiro diretos pelo app.

Por mais que não tenha “pegado” tanto no Brasil, principalmente pela facilidade do Pix, a funcionalidade vem buscando mercados ao redor do mundo.

WhatsApp usa estratégias tradicionais no mercado

O WhatsApp usa estratégias de mercado que não são nada novas quando se fala de tecnologia.

Funciona assim: ao começar as operações, uma empresa funciona de maneira totalmente gratuita, oferecendo seu serviço, como mensagens, interações e edição de fotos, totalmente de graça.

Ao longo do tempo, a empresa começa a acumular usuários, criando uma vasta audiência.

A partir desse número altíssimo de interações, começa a introduzir o pagamento de produtos, seja direta ou indiretamente. 

É possível ver essa estratégia em vários serviços, que começam de maneira totalmente gratuita, mas vão ganhando funções premium ao longo do empo. 

O WhatsApp, ao que tudo indica, não pretende cobrar o público nenhum tipo de assinatura, mas deverá focar nas empresas que querem utilizar o app para seus negócios.

Sabendo que conta com milhões de usuários, sobretudo no Brasil, consegue oferecer uma grande audiência como “moeda de troca”.

Quando não tem custo, o produto é você

Há uma máxima na área de tecnologia que “quando você não paga pelo produto, o produto é você”.

E isso não se trata de roubo de dados e algo desse tipo, mas também para construção de audiência e de dados.

Os usuários não pagam para assistir a vídeos no YouTube, por exemplo, mas cada view é cobrado dos anunciantes. Portanto, a sua atenção é uma mercadoria, entendeu como funciona?

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.