Saiba como eliminar contas de vida com seu NIS em poucos meses

Saber como eliminar contas é uma tarefa importante para muitos brasileiros, e aqui vamos te mostrar uma incrível possibilidade.

O nosso foco hoje está sobre um benefício que vem ajudando a milhões de famílias brasileiras e a sua pode ser a próxima.

Você já ouviu falar na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE)? 

Assim, a seguir falaremos mais sobre esta iniciativa do Governo Federal para garantir que nenhuma pessoa fique sem luz em sua casa.


Como eliminar contas com a Tarifa Social de Energia Elétrica? 

Desde o momento em que uma pessoa adquire um imóvel, seja comprando ou alugando, de fato, há uma série de gastos essenciais.

Uma mulher feliz segurando uma tarifa de luz após ver como eliminar contas
Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/Brasileiro Trabalhador

Portanto, as famílias têm contas que envolvem desde recursos indispensáveis para a sociedade, como a internet, até aos pontos vitais para a vida humana, como comida.

Mas se você conseguir eliminar uma das suas dívidas já alivia, não é mesmo?

Pensando nesta linha de raciocínio, o governo lançou a Tarifa Social. Ela garante descontos de até 100% do valor do consumo de energia.

Dessa forma, é possível usufruir de um serviço tão importante, com uma preocupação a menos no fim do mês.

Como funciona a Tarifa Social de Energia Elétrica?

O objetivo principal desse programa já é bem claro, e ele concede desconto na tarifa de energia elétrica.

Dessa forma, na prática, o desconto fica disponível de acordo com alguns critérios que o governo estabelece, confira abaixo:

Para famílias de baixa renda, entretanto, estão disponíveis os seguintes valores de desconto com base no consumo de kWh no mês:

  • De 0 a 30 kWh: desconto de 65%;
  • De 31 a 100 kWh: desconto de 40%;
  • De 101 a 220 kWh: desconto de 10%;
  • Acima de 220 kWh: não há desconto.

E para as famílias indígenas e quilombolas? Os descontos são ainda mais atrativos:

  • De 0 a 50 kWh: desconto de 100%;
  • De 51 a 100 kWh: desconto de 40%;
  • De 101 a 220 kWh: desconto de 10%;
  • Acima de 220 kWh: não há desconto.

Quem pode aproveitar os descontos?

Como você pôde ver, famílias indígenas, quilombolas e de baixa renda têm direito a receber o desconto de até 100% na tarifa de energia.

Sobretudo, é indispensável que estas famílias estejam cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Além disso, é necessário ter uma renda per capita de meio salário-mínimo.

O benefício também alcança beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Sejam idosos acima de 65 anos ou pessoas com deficiência, ambos têm direito.

Se você se enquadra nos critérios estabelecidos, saiba que não há nenhum segredo para solicitar o desconto.

Como solicitar a TSEE?

De fato, um dos pontos mais interessantes dessa iniciativa, é que desde 2022, as famílias são inscritas automaticamente no programa.

Ou seja, se você ou sua família se enquadram nos requisitos que mencionamos antes, não é necessário fazer a solicitação.

Antes de tudo, destacamos que as inscrições ocorrem com base nos dados do CadÚnico. Mas se você se enquadra nos requisitos e não está recebendo o desconto, a indicação é para se dirigir ao CRAS mais próximo da sua casa.

Quer outras recomendação que tem ajudado a milhares de brasileiros? Então, não perca as novidades diárias que apresentamos aqui no Brasileiro Trabalhador!

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.