Score de crédito baixo? Veja como melhorar e garantir benefícios adicionais

Se você tem o score de crédito baixo, veja como melhorar e garantir mais benefícios sociais, visto que este número é muito importante para a sua saúde financeira e para a asseguridade dos direitos.

Score de crédito baixo? Veja como melhorar e garantir benefícios adicionais
Foto: Divulgação

O score de crédito é uma avaliação do seu histórico de pagamentos e de comportamento de compra, e quando ele está negativo, significa que você pode estar inadimplente e que seu histórico não dá confiança para o fornecimento de crédito.

A parte boa é que é possível melhorar o score de crédito dia após dia com medidas tanto mais rápidas quanto mais preventivas; e você pode ver como fazer isso!

O que é score de crédito?

O score de crédito, conhecido também como pontuação de crédito, é um número que indica o comportamento financeiro de um cidadão, bem como seu histórico de pagamento.

Em linhas gerais, pode-se dizer que o score de crédito é uma espécie de nota, com o grau de 300 a 1000 pontos. Nesse sentido, quando mais alta a sua pontuação, melhor é o seu comportamento de compra.

Por outro lado, quanto menor é a nota, maior é o seu índice de inadimplência. De maneira análoga, quanto maior a pontuação, maior a projeção de crédito com juros mais baixos e facilitados.

E por sua vez, quanto menor a pontuação do score de créditos, também é menor as chances de conseguir crédito, e quando acontece, incide-se juros mais altos na operação, 

Como é feito o cálculo do score de crédito?

Em um país, a pontuação de crédito pode ser realizado por diferentes entidades. No caso brasileiro, o Serasa é o responsável justamente pelos cálculos em território nacional.

Score de crédito baixo? Veja como melhorar e garantir benefícios adicionais
Foto: Divulgação

No geral, o principal fator que tem impacto na pontuação é o histórico de pagamentos, e aqui inclue-se contas como luz, água, internet, telefone e outros serviços, além de cartões de crédito e empréstimos.

Por isso, até quando você atrasa alguns dias o pagamento de alguma conta, há decréscimo da pontuação de crédito. E quando a inadimplência é mais permanente, a redução é ainda maior. 

Além das dívidas, que realmente impactam na pontuação, o tempo do histórico também é importante. Nesse sentido, quanto maior o tempo de registro, maior é a confiabilidade do histórico, aumentando também a pontuação. 

No geral, pelo menos no caso do Serasa, a revisão do score de crédito é realizada constantemente, mantendo ao máximo a fidelidade aos acontecimentos na vida do cidadão.

O que é um score baixo?

O score do Serasa brasileiro traz uma pontuação de 0 a 1.000 pontos. Segundo a entendidade, as pontuação de 0 a 300 pontos são consideradas muito baixas.

Já a faixa entre 301 e 500 pontos é considerada baixa, trazendo uma dificuldade alta de conseguir crédito. De 501 a 700, é considerado um score bom, já facilitando um pouco mais para diversos processos. 

Por fim, uma pontuação de 701 a 1000 é considerada alta, dando maiores facilidades. De acordo com o governo, um score muito baixo pode impactar inclusive no recebimento de benefícios, como o programa Minha Casa Minha Vida.

Como melhorar a pontuação do score de crédito?

Em primeiro lugar, o que mais impacta são as dívidas de maior valor. Portanto, você precisa negociar ou renegociar as dívidas que estão em seu nome.

Nesse sentido, programas como o Serasa Limpa Nome pode dar descontos de até 90% nos valores da dívida, voltando o cidadão para a adimplência e aumentando o histórico do crédito

No dia a dia, há práticas básicas que podem te ajudar. Para isso, pague as faturas de cartão e demais contas em dia. Entenda que um atraso de uma semana na conta de internet, por exemplo, pode reduzir a pontuação. 

Outra dica é utilizar o crédito com responsabilidade, não pegando empréstimos desnecessários ou gastando muito acima do que está dentro do próprio controle.

Ainda em termos do cartão de crédito, procure não cancelar cartões sem necessidade, começando inclusive com a dica para não acumular muitos cartões. Entenda que o cancelamento, mesmo sem dívidas, pode impactar no crédito. 

No mais, você pode monitorar a sua pontuação de crédito diretamente pelos canais digitais do Serasa Score.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves