Serasa Score: veja os segredos para sua pontuação NUNCA cair

Você se preocupa com seu Serasa Score? Hoje esta pontuação se tornou muito importante para brasileiros e instituições financeiras.

Se você está aqui, presumimos que a resposta seja sim. Portanto, nos próximos minutos você verá como não deixar seu Score cair.

Além disso, exploraremos outras dúvidas comuns, e você sairá daqui com informações fundamentais para manter uma pontuação de crédito perfeita! Vamos lá?


Por que minha pontuação do score caiu?

Antes das nossas dicas, vamos ver o que pode fazer o seu Serasa Score, mas já adiantamos que são diferentes fatores.

Uma pessoa abrindo o aplicativo em seu celular para conferir o Serasa Score
Imagem: Reprodução/Serasa

Talvez você deva imagina, mas entre os principais motivos estão algumas atitudes, tais quais:

  • Atrasar o pagamento de contas;
  • Acumular muitas dívidas;
  • Não atualizar os dados no cadastro positivo.

Afinal, ao pagar uma fatura atrasada, fica um registro nas instituições de crédito, o que mexe negativamente com seu score.

Quando você exagera no uso do crédito disponível, como cartões e empréstimos, pode passar a imagem de uma situação financeira instável.

E a falta de dados atualizados pode fazer com que seu score caia, pois o sistema não tem dados recentes para melhorar sua avaliação.

Dicas para não deixar seu Serasa Score cair nunca

Manter uma boa pontuação no Serasa Score, sem dúvida, requer disciplina e organização financeira.

Mas se você pagar suas contas em dia, você fará o mais importante para sua pontuação nunca cair.

E mesmo que seja necessário ter assinaturas ou compras recorrentes com o crédito, manter a dívida com crédito em 30% da sua renda, passará uma imagem sólida para instituições financeiras.

Além disso, mesmo que você tenha acesso, use serviços de crédito apenas quando houver necessidade real.

Com isso você evita dívidas e tem mais controle da sua situação financeira e as informações cadastradas em seu CPF.


Quando colocar CPF na nota aumenta o score?

É um mito que incluir o CPF na nota fiscal pode ajudar a aumentar seu Serasa Score!

Embora este hábito possa ajudar na formação do histórico financeiro, que é uma das bases para o cálculo do score, ele não tem um impacto, de fato, na sua pontuação.

Então, se uma das suas preocupações ao informar seu CPF em compras era esta, te recomendamos ler este artigo sobre o programa de notas fiscais.

O que consigo com score de 700?

Hoje, ter um score de 700 pontos, na escala do Serasa é excelente. Isso é o suficiente para ter acesso a diferentes possibilidades no mercado de crédito.

Como uma pontuação mais elevada, é mais fácil ter aprovação em financiamentos, empréstimos e cartões de crédito. Você também pode aproveitar condições mais favoráveis, como taxas de juros menores.

Outra vantagem dessa pontuação, é a facilidade para negociar prazos de pagamento mais longos, além de limites de crédito mais altos.

De todo modo, é fundamental cuidar continuamente da sua saúde financeira, pois manter ou aumentar essa pontuação depende de um comportamento consistente e responsável com suas finanças.

Por fim, você já sabe como cuidar do seu Serasa Score e mantê-lo em um nível ideal para ter acesso a inúmeros serviços de crédito que instituições financeiras oferecem.

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.