Vagas de emprego para idosos: empresas que dão + benefícios para vagas

Está procurando por vagas de emprego para idosos? Neste artigo vamos te orientar nessa busca, te integrando ao mercado de trabalho atual!

A procura por vagas de emprego para idosos tem se tornado cada vez mais comum entre a população brasileira.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a participação de pessoas com 60 anos ou mais, voltou ao nível pré-pandemia, de 24% da população nesta faixa etária.

Mas a seguir, focaremos em questões importantes para o trabalhador brasileiro, e que vai te ajudar a procurar emprego neste momento.


Em que trabalhar depois dos 60 anos?

Após os 60 anos, com o aumento da longevidade do brasileiro, há cada vez mais pessoas nesta fase da vida em busca de novas oportunidades de trabalho.

A busca em alguns casos não é apenas por um rendimento adicional, mas também por um propósito renovado.

Um senhor na sala de sua casa com um caderno no colo e um notebook onde procura vagas de emprego para idosos
Imagem: Reprodução/Freepik

A consultoria, por exemplo, é uma excelente opção. Afinal, ela permite utilizar a vasta experiência acumulada ao longo dos anos para orientar empresas e jovens profissionais.

Se você tem um computador ou notebook em casa, pode embarcar também em trabalhos freelance. Seja com redação, design gráfico ou outros trabalhos que se alinhem com seu conhecimento.

Ah! Há também a possibilidade de investir em um hobby, e assim, o transformar em uma fonte de renda, como artesanato, jardinagem ou culinária.


Como arrumar emprego aos 55 anos?

Encontrar emprego aos 55 anos pode parecer desafiador, mas existem estratégias que podem te ajudar.

Primeiramente, é importante atualizar o currículo. Destacando principalmente habilidades relevantes e experiências recentes.

Não deixe de explorar workshops e cursos para se atualizar. Estar por dentro das novas tecnologias e tendências do mercado também é fundamental.

Sem dúvida, ter uma rede de contatos é uma ferramenta poderosa! Daí a necessidade de participar de eventos de networking e se conectar com ex-colegas e empregadores que podem abrir portas.

Além disso, estar presente em plataformas profissionais, como LinkedIn, é crucial para aumentar sua visibilidade e te apresentar diferentes oportunidades.


Onde encontrar emprego para pessoas com mais de 50 anos?

Entendendo que há cada vez mais procura de empregos após os 50 anos, hoje existem plataformas e organizações dedicadas a ajudar estas pessoas.

uma senhora fazendo anotações em seu caderno enquanto digita em seu notebook
Imagem: Reprodução/Freepik

Sites especializados, como MaturiJobs e SeniorLab, se mostram como ótimos pontos de partida.

Além disso, há agências de emprego e headhunters focados em profissionais mais experientes.

Não podemos esquecer das instituições educacionais, que muitas vezes buscam professores e mentores com experiência de vida para programas especializados.

E claro que participar de feiras de emprego para profissionais maduros também é uma opção. Isso porque elas podem proporcionar contatos valiosos e maior contextualização do mercado de trabalho atual.

Qual a melhor profissão para pessoas acima de 50 anos?

A melhor profissão para pessoas acima de 50 anos vai ser diferente com base nas habilidades, interesses e experiências de cada pessoa.

Por outro lado, algumas áreas se destacam pela demanda por profissionais mais experientes.

A educação é uma delas, onde há uma alta valorização de conhecimento e experiência. Isso se aplica a professor, tutor ou mentor.

O setor de saúde também oferece algumas oportunidades. Aqui, portanto, há um destaque especial para papéis administrativos ou de apoio, em que há menor esforço físico.

O empreendedorismo não deixa de ser uma opção. Através dele , é possível transformar paixões e hobbies em negócios lucrativos.

Com o crescimento da demanda, em um cenário futuro poderemos ver a maior oferta em vagas de emprego para idosos.

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista