PayPal enfrenta interrupção global: veja como usuários foram afetados

PayPal enfrenta interrupção global: veja como usuários foram afetados.

PayPal enfrenta interrupção global: veja como usuários foram afetados
Foto: Divulgação

O PayPal é uma das principais empresas de processamento de pagamento em todo o mundo, usando por milhões de pessoas.

Recentemente, o sistema passou por instabilidade; entenda o que houve e quem foi afetado!

Como foi a falha no PayPal?

Os usuários do PayPal pereceberam uma falha no sistema de pagamento, causando interrupções dos serviços que impediu o funcionamento para os usuários.

De acordo com comunicado oficial da empresa, a causa da interrupção foi uma falha sistêmica que comprometeu vários serviços ao mesmo tempo. 

É mais provável que o problema no sistema de pagamentos tenha sido causado por atualizações no software ou até sobrecarga nos servidores.

Como os usuários descobriram a falha?

Os clientes do PayPal descobriram a falha exatamente na hora de fazer login na plataforma, sem conseguir realizar os pagamentos. 

Os usuários e empresas não conseguiram fazer transações por algumas horas.

E isso não aconteceu apenas no Brasil, mas foi uma falha geral que ocorreu em vários países.

No início, muita gente pensou ser um problema na própria conta, mas logo já foi divulgado o problema generalizado. 

Qual foi o impacto da falha global?

O PayPal tem mais de 430 milhões de contas ativas em todo o mundo, principalmente pela grande fatia de mercado para compras e transações online.

A empresa é responsável por intermediar uma grande variedade de trocas online, como compras, assinaturas de serviços e pagamento de publicidade.

Com isso, acabou afetando empresas, marketplaces e todas as plataformas que utilizam o PayPal como método de pagamento ou de crédito.

Em pouco tempo, a hashtag #PayPalDown virou trending no X, com vários idiomas de países destacando o problema.

Qual foi a resposta do PayPal?

A primeira ação da empresa foi emitir um comunicado com pedido de desculpas para toda a base de clientes da plataforma.

Em algumas horas, o PayPal restabeleceu os serviços, informando também o planejamento para evitar novas falhas no futuro.

O que aprender com a falha geral?

Segundo os especialistas em segurança digital, o mais indicado é não depender sempre apenas de uma plataforma, procurando diversificar o escopo de investimentos e de transações.

E isso não é apenas para os usuários, mas também para as empresas, que podem investir em outros canais para receber e realizar pagamento.

Além disso, falhas como essa podem resultar até em vazamentos de dados, comprometendo as senhas e a segurança dos usuários da plataforma.

Por isso, é importante usar autenticação de dois fatores e atualizar os aplicativos para ter as versões mais seguras.

Fica também outras dicas importantes como não acessar o PayPal em dispositivos compartilhados e tomar muito cuidado para enviar dados e informações. 

Quais podem ser os resultados?

Ao longo dos últimos tempos, muitas empresas têm investido em seus próprios métodos de pagamento, como NubankStripe e Google Pay.

Uma falha desse tipo deixa claro a necessidade de investir continuamente nos serviços, bem como a importância de usar diferentes marcas.

Com bastante cuidado e segurança, é possível fazer um bom uso dos serviços de pagamento com tranquilidade.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.