Auxílio Doença INSS 2023: Valor, Quem Tem Direito e Como Solicitar

Tadeu Castro

4 de março de 2022

O auxílio doença INSS 2023 é um benefício destinado a um público específico. Em virtude disso, separamos informações sobre quem tem direito ao benefício, como solicitar o valor e quais os procedimentos para acompanhar o auxílio doença INSS 2023. Veja mais detalhes abaixo.

Auxílio doença INSS 2023

Auxílio doença INSS 2023

Auxílio doença

O auxílio doença INSS 2023 pode ser chamado de benefício de incapacidade temporária. O principal motivo é que o valor é liberado no período que o trabalhador está afastado das atividades laborais, sendo divergente no que se refere à aposentadoria.

Para receber o benefício, além da documentação, o trabalhador precisa comparecer à perícia médica e comprovar a incapacidade por conta de um acidente ou de uma doença.

É preciso lembrar que a perícia é fundamental para liberação do valor e o trabalhador pode remarcar a data apenas uma vez. O agendamento pode ser feito através do aplicativo Meu INSS, o site ou por meio do telefone 135.

✓ Veja também as informações mais importantes do INSS:

Imagem: PXhere

Para reagendar, o trabalhador tem prazo de até 3 dias. Em situações em que o trabalhador esteja acamado, ele passa a ter o prazo de até 7 dias para fazer uma nova solicitação.

Vale lembrar que as datas são levadas em consideração e o prazo estabelecido e seguido rigorosamente pelo órgão. Dessa forma, se o trabalhador não comparecer nos prazos indicados acima, ficará suspensa a solicitação do auxílio pelo prazo de 30 dias.

O benefício pode ser liberado ao trabalhador no de 15 dias. Se não houver melhoras ou caso o indivíduo ainda se sinta incapacitado de retornar às atividades laborais, o prazo pode ser prorrogado por mais 30 dias.

 É importante lembrar que finalizado os 30 dias, o trabalhador precisa retornar às atividades. Se não estiver apto para o retorno e desejar prorrogar o prazo, é necessário que haja a junção de documentos que comprovem a incapacidade.

O recurso pode ser solicitado através da junta de recursos por meio da portaria de nº 152 do ano de 2016. Veja a seguir mais detalhes não sabe quem tem direito para receber o auxílio doença INSS 2023.


Quem tem direito ao auxílio doença do INSS?

Para solicitar o benefício, é necessário que haja o comprimento das regras estabelecidas pelo INSS. Para isso é necessário cumprir o prazo de pelo menos um ano de contribuição mensal.

Importante lembrar que o trabalhador deve possuir qualidade de segurado e realizar a comprovação por meio de perícia médica.

Os médicos do INSS vão comprovar se de fato o trabalhador tem incapacidade para o trabalho. A solicitação do benefício pode ser feita através da internet. Veja o passo a passo a seguir.

Imagem: Portal INSS


Como pedir ao auxílio doença INSS?

Como mencionado acima, o site do aplicativo do INSS pode realizar todo o processo de solicitação do auxílio doença INSS 2023. Desse modo para isso basta seguir o passo-a-passo abaixo:

Imagem: Portal INSS

  •  Clique em agendar perícia;
  •  Vá para agendar novo;

Depois do procedimento, é preciso estar atento pois o sistema do INSS vai liberar uma data e o horário em que o trabalhador deve comparecer na Previdência Social munido dos documentos para realização da perícia.

Em caso de reagendamento, o processo pode ser feito também de forma online através da aba agendar prorrogação. Todo o procedimento pode ser acompanhado através do site. Veja a seguir e saiba qual o auxílio doença INSS 2023.


Valor do auxílio doença INSS

Muitas pessoas querem saber qual o valor do benefício. É importante lembrar que o auxílio-doença será pago levando em consideração a quantidade de tempo em que o trabalhador contribui com a Previdência Social.

Dessa forma, caso a contribuição seja de 14 meses, o valor salarial durante esse tempo é somado e dividido pelo total de meses de contribuição e esse será o valor pago pelo INSS. para mais detalhes sobre o auxílio doença INSS 2023 continue acompanhando este Portal.

✓ Não deixe de conferir estes posts!

 

Tadeu Castro
Escrito por

Tadeu Castro

Tadeu Castro é formado em Direito e graduando em Jornalismo. Atua como redator desde 2018 e está sempre pesquisando sobre os direitos dos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, afim de reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis para nossos leitores.